quarta-feira, 13 de julho de 2016

Pão de Alfarroba


Nesta altura de verão, todos andamos mais preocupados com as dietas e perder as gordurinhas que se acumularam durante o inverno. Cá em casa não somos excepção, tenho tentado ingerir mais líquidos, mais frescos e mais fibra. Foi a pensar nesta ultima que fiz este Pãozinho de Alfarroba, que tem imensa fibra e eu pessoalmente adoro. Fica um bocadinho intenso, mas eu gosto e tem feito as delicias, do meu pequeno almoço.




Ingredientes:
300 ml de água
350g de farinha de trigo
120g de farinha de Alfarroba
50g de semente de linhaça
1 saqueta de fermento em pó para pão
 1 colher de chá de sal

Preparação: Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.

Bimby: No copo coloque a água, o sal e programe 2m/vel.2/37º. coloque metade da farinha de trigo e o fermento e programe 6m/vel.6. De seguida coloque a restante farinha de trigo, a farinha de alfarroba e as sementes de linhaça e programe 3m/vel.espiga. Mantenha o preparado no copo e deixe levedar, durante 1h, num local quente.

Tradicional: Numa taça, junte as duas farinhas e as semente e mexa tudo muito bem. Noutra taça, coloque metade do preparado das farinhas e faça um buraco no meio, coloque metade da água e amasse com as mãos, deite o sal e volte a amassar o preparado, coloque o fermento e amasse novamente. Depois vá juntando a restante farinha, até formar uma bola. Deixe levedar durante 1h, tapada com um pano e em local quente.

Pré-aqueça o forno a 180º. Deite o preparado numa superfície polvilhada com farinha e forme uma bola oval, faça um corte em cima e polvilhe com semente de linhaça, coloque no tabuleiro e deixe descansar mais 20m. Leve ao forno por 40m.
 Retire, deixe arrefecer um pouco, corte uma fatia e coloque um pouco de manteiga, simplesmente delicioso!!!!

Sweetbeijos para todos!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário