quinta-feira, 11 de junho de 2015

Doce de Laranja com Cardamomo e Cravinho



Depois destes últimos dias, de tanto calor, o tempo refrescou um bocadinho, mas também não era necessário a chuvinha... Mesmo no Verão, as noites mais frescas, convidam a um belo chazinho e umas tostas com uma apetitosa compota, pois foi exactamente isso que me apeteceu hoje, quando cheguei a casa. Peguei na compota de laranja que fiz á alguns dias, aromatizada com cardamomo e cravinho, uma combinação perfeita! A receita rendeu para 3 frascos pequenos, 2 já foram, estava a guardar este ultimo, para rechear um bolo de cenoura, já tinha tudo pensado, mas hoje não resisti, barrei um pouco de manteiga , numas tostas e depois a compota, tão bommm!!!




Ingredientes:
4 laranjas de casca fina
300g de açúcar amarelo
sumo de 1 limão
2 cravinhos 
sementes de 2 cardamomos

Preparação: Coloque os frascos e as tampas, numa panela com água e ferva durante 5m, retire e deixe arrefecer. Parta os cardamomos e retire as sementes, reserve.

Bimby: corte as laranjas em 4. Coloque todos os ingredientes dentro do copo e programe 10s/vel.6. depois programe 60m/varoma/vel.1. Se preferir mais passado, pode tritutar 10s/vel.9.

Tradicional: Num almofariz, coloque as especiarias e desfaça em pequenos pedaços. Corte as cascas das laranjas em pedaços e de seguida a polpa da laranja, aproveitando bem o sumo. Numa panela coloque todos os ingredientes e deixe cozinhar , em lume brando, mexendo sempre até atingir o ponto estrada ( quando se passa com a colher forma uma estrada que demora ainda uns segundos a unir).Se desejar bem passado, passe com a varinha mágica,mas cuidado para não salpicar, pois está muito quente.

Coloque nos frascos e tape de imediato. Vire estes ao contrario, para criar vácuo e deixe arrefecer. Depois guarde e desfrute!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário