terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O Tradicional Bolo Rei





O Natal está ai,  e eu não dei por ele chegar! Os meus dias têm sido loucos, bolos, bolachas e bolachinhas e não tenho tido muito tempo para actualizar os blogs. Agora que todas as encomendas já foram entregues, vou-me dedicar a realizar o Natal cá de casa, e como tal, uma das iguarias natalícias que não pode faltar é o tradicional Bolo Rei.

Como gosto de por um pouco de mim em tudo o que faço, peguei na receita original do Livro base da Bimby e fiz umas alterações.
Então foi assim, substitui o vinho do porto por um vinho caseiro doce, muito aromático e  juntei aguardente velha. Como aqui em casa não são muito adeptos de frutos secos, utilizei apenas amendoins, amêndoa, uvas passas e algumas frutas cristalizadas.
Resultado, um bolo fofo, muito aromático, DELICIOSO!!!





Ingredientes:
450 g farinha com fermento
70 g açúcar
Casca/ raspa de 1 laranja, só a parte amarela
Casca/raspa de 1 limão, só a parte amarela

130 g leite
70 g manteiga
3 gemas de ovo
25 g fermento padeiro fresco
20 g sumo de laranja
20 g vinho do Porto ( eu usei um vinho doce caseiro)
20 g de aguardente velha
1 pitada de sal180 g frutas cristalizadas
180 g  frutos secos a gosto
1 gema p/ pincelar
Açúcar em pó q.b. para decorar

Preparação:Pré-aqueça o forno a 180º. Reserve cerca de 100 g de frutas cristalizadas e frutos secos para decorar.

 Bimby:  Pese a farinha e reserve. Com o copo bem seco coloque o açúcar, a casca dos citrinos e pulverize 15s/vel 9. Adicione o leite, a manteiga e programe 30 s/37ºC/vel 6 e a seguir 30s/vel 9. Junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho e a aguardente, e misture uns segundos na vel 3. Com a Bimby em funcionamento na vel 3 deite a farinha a pouco e pouco através do bocal da tampa e no fim a pitada de sal. .De seguida programe 3 m/vel espiga. Verifique se forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se isto acontecer , polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade. 
Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copo de medida. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos para que o volume baixe e programe 1m/vel espiga. Programe 30 s/vel espiga, junte as fruta cristalizada  e os frutos secos, através do bocal da tampa. Retire a massa do copo.
 Tradicional: Deite numa taça o leite e dissolva o fermento de seguida adicione a farinha. Junte todos os ingredientes, excepto as frutas cristalizadas e os frutos secos, e amasse bem. Quando a massa começar a fazer bolhas, sinal de estar bem batida, juntam-se as frutas cristalizadas e os frutos secos. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. Retire para uma superfície polvilhada com farinha.
Amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha ou coberto com papel vegetal
Pincele a massa com a gema de ovo e decore a seu gosto com as restantes frutas cristalizadas e frutos secos. Deixe que a massa dobre o volume e a seguir coloque a meio do forno, cerca de 20 /30 minutos ou até ficar dourado.
Decoração: Retire do forno, deixe arrefecer cerca de 15 m, polvilhe com o açúcar em pó e faça 4 montinhos com o mesmo açúcar.
Depois é partilhar, com toda a família !!!!


2 comentários:

  1. Eu adoro bolo rei! É a minba unica tentaçao de natal! É claro que gosto dos restantes doces, mas o bolo rei é que me tira do sério! Que bonito que esse está! Aceito uma fatia de bom grado! Feliz Natal! Beijinhos

    ResponderEliminar