sexta-feira, 10 de abril de 2015

Bolo de Fubá e Limão




Confeccionei este bolinho, no ano passado por altura do Mundial de Futebol...
Há muito que queria experimentar, este bolo, de tradição brasileira, remonta á minha infância, quando via o Sitio o do Pica pau Amarelo, onde a Tia Anastácia, a cozinheira do sitio, tantas vezes o fazia para o Pedrinho e a Narizinho. O aspecto era magnifico, um bolo alto, amarelinho, quase que conseguia sentir o cheirinho...




Só se falava do Brasil, por causa do Mundial, então para o lanche, lembrei-me do Fubá. Fui então pesquisar nos blogs brasileiros. Meu Deus, tantas receitas com o dito fubá!!!! Este ingrediente, não é mais que farinha de milho, numa moagem ligeiramente mais grossa. Pois bem, decidi então reinventar a receita base do Bolo de Fubá que, em vários blogs, aparece com frequência, mas, desta feita, com cheirinho a limão.




O resultado, um bolo delicioso, fofo, nada seco e melhor...alto e amarelinho, tal como imaginava. A acompanhar, uma limonada bem fresquinha, pois o calor éra muito. Em menos de nada, metade já era!!!!




Mas chega de conversa e vamos á receita, então foi assim que fiz:


Ingredientes:

4 ovos médios
2  chávenas de açúcar
½ chávena de óleo
raspa de 1 limão 
1 chávena de farinha de trigo
1 chávena  de farinha de fubá
1 chávena de leite a ferver
1 colher de sopa de fermento em pó 

Preparação:Pré-aqueça o forno a 180C.
Unte  com manteiga  e enfarinhe com o fubá, uma forma de chaminé  ou de buraco.
Ferva o leite ( coloquei no micro-ondas uns segundos).

Bimby: No copo coloque a casca do limão ( só a parte amarela) e programe 10 s/ vel.9. Coloque a borboleta, os ovos e o açúcar e programe 4m/ vel.6. Volte a programar 1m/vel. 2 e vá deitando o óleo. Retire o preparado para uma tigela e peneire os ingredientes secos, misturando delicadamente com uma colher de varas. Coloque o leite quente, aos poucos, até obter um preparado homogéneo.

 Tradicional: Numa tigela grande, coloque os ovos e  o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Vá adicionando o óleo aos poucos, batendo sempre. Peneire os ingredientes secos, sobre o preparado e misture delicadamente com uma colher de varas. Coloque o leite quente, aos poucos, até obter um preparado homogéneo.

Coloque o preparado na forma e bata o fundo desta. Leve ao forno cerca de 30/40 minutos. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar. 

Delicioso!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário