sexta-feira, 10 de abril de 2015

Bolo de Claras e Morango!




Tinha muitas claras congeladas, então fui á net, procurar alternativas para gastar as claras e encontrei esta receita do Bolo de Claras, no blog, Cinco Quartos de Laranja.

Lembrei-me de rechear com um delicioso, Curd de Morango e morangos frescos. O resultado foi divinal, um bolo muito suave e fresco.





Ingredientes para o Curd de Morango:
150g de Morangos
1ovo
75g de açúcar
30ml de natas
70g de manteiga sem sal
5 g de maisena
1/2  folha de gelatina

Preparação:
Demolhar a gelatina em agua fria.

Bimby: Colocar no copo os ingredientes e misturar 20 seg /Vel 4. Programar 7min/90º/Vel 4. Juntar a gelatina, bem escorrida e  processar uns segundos na velocidade 7 e 9. Retirar e reservar no frigorífico para engrossar. 

Tradicional: Num tacho de fundo espesso, bater o ovo com o açúcar e a maisena, até obter uma mistura homogénea. Junte os morangos e as natas e levar ao lume médio mexendo sempre até ferver e espessar um pouco. Juntar a manteiga e mexer bem. Por fim retirar do lume e juntar a gelatina previamente espremida e mexendo vigorosamente. De seguida colocar no liquidificador ou passar a varinha mágica de forma a obter um creme liso sem grainhas. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico até usar.

Ingredientes para o Bolo de Claras:
100 g de manteiga sem sal
300 g de açúcar
350 g de farinha de trigo com fermento
2 dl de leite
1 colher de sopa de óleo
raspa de 1 limão

 6 claras de ovo
uma pitada de sal
Morangos, para juntar ao recheio e para decorar

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Bimby:  Colocar a borboleta no copo, as calas e a pitada de sal e programe  6 m/vel 3 e reserve. Com o copo limpo, colocar novamente a borboleta e juntar o açúcar, a manteiga e a raspa de limão e programar 5m /vel 4. Acrescentar o leite e o óleo e programar 1m/vel 1, por fim junte a farinha e programe 15 s /vel 3. Retire  o preparado para uma taça e envolva delicadamente as claras .


Tradicional: Bater a manteiga com o açúcar. Adicionar a farinha intercalada com o leite. Acrescentar a raspa de limão e a colher de sopa de óleo. Bater as claras em castelo com a pitada de sal e adicionar delicadamente as claras ao preparado.

Levar ao forno, numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha, a 180º durante 40m ou até espetar o palito no centro e este sair limpo.


Decoração:


Desenforme o bolo e deixe arrefecer totalmente. Corte o bolo ao meio e coloque uma porção generosa de curd de morango na base do bolo. Corte alguns morangos aos quadradinhos e espalhe sobre o recheio. Coloque a outra metade de bolo por cima e verta o restante curd de morango por cima do bolo. Com uma espátula alise para uniformizar e decore com alguns morangos a gosto.








Sem comentários:

Enviar um comentário