sexta-feira, 29 de maio de 2015

Bolo de Laranja sem Gluten



Adoro laranjas, o seu perfume, o seu sabor, as compotas, o sumo,os bolinhos, enfim....Praticamente, como laranjas todo o ano!!!
No passado mês de Abril, vi uma receita de bolo de laranja sem gluten, na revista da Bimby desse mês, como apenas dei uma vista de olhos, pois a revista no era minha, não consegui fixar a receita, apenas me lembro que levava farinha de milho, bicarbonato de sódio e 4 ovos. Como andava desejosa de experimentar uma receita sem gluten, resolvi então, basear-me no que me lembrava e voilá!!! Um bolinho cheio de sabor, com uma textura um bocadinho diferente, da que estamos habituados, mas nada seco, muito pelo contrario...Só experimentando! Vale mesmo a pena!!!!
Aqui fica a minha versão...




Ingredientes:
Sumo de 2 laranjas
raspa de 1 laranja
200g de açúcar
200g de farinha de milho
100g de manteiga
 4 ovos
1 colher de chá de fermento para bolos
1 colher de café de bicarbonato de sódio
Açúcar em pó para decorar

Preparação: Pré aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com manteiga e um pouco de farinha de milho.

Bimby: No copo coloque 1 laranja inteira e o sumo da outra laranja, programe 20s/ vel.9. De seguida coloque a borboleta no copo e junte o açúcar e a manteiga,  programe 1m/ vel.5. coloque os ovos inteiros e programe 4m/ vel.5. Por fim junte a farinha o Bicarbonato de sódio e o fermento, programe 20s/ vel.2.

Tradicional: Com um espremedor, esprema o sumo das duas laranjas e reserve. Numa taça á parte coloque a farinha, o bicarbonato de sódio e o fermento, reserve. Numa outra taça, junte o açúcar,  os ovos, a manteiga e a raspa de uma laranja, bata tudo até obter um creme homogéneo. De seguida junte aos poucos o sumo das laranjas, alternando com o preparado da farinha, bata a velocidade baixa, até estar tudo ligado. 

Coloque o preparado na forma e leve ao forno por 40m ou até o palito sair seco. Retire do forno, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó. Depois é só preparar um refrescante chá gelado e degustar.
Espero que gostem!!!!









Sem comentários:

Enviar um comentário