segunda-feira, 25 de maio de 2015

Quadradinhos de Limão


Este bolinho é muito fácil de fazer e muito saboroso. Foi inspirado no Bolo da Avó, da minha colega Natércia ( já aqui falei dela), um bolo de água, que não leva nenhum tipo de gordura e cresce bastante, é um bolinho que rende imenso. Enquanto Mãe, é óptimo, para um lanche de fim de tarde ou para os miúdos levarem para o lanche da escola. Como Cake Designer, deve ficar uma delicia, recheado com compota ou um creme de fruta, num lindo Naked cake, vou ter que experimentar.....
Andei a pesquisar sobre o bolo de água, pois não conhecia e a maioria das receitas levam laranja, como sou do contra, resolvi fazer de limão, ficou delicioso e muito fofo é receita para repetir, mas da próxima vez numa vertente mais artística :) 
A receita tradicional vou transcrever tal como a Natércia me ensinou, pois o meu bolinho, foi feito na Bimby.



Ingredientes:
3 chávenas de farinha com fermento
3 chávenas de açúcar
4 ovos L ou 5 ovos M
1/2 chávena de sumo de limão
1/2 chávena de água fria
raspa de 1 Limão
açúcar em pó para polvilhar

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma retangular, com manteiga e forre com papel vegetal.

Bimby: No copo coloque a borboleta e de seguida os ovos, o açúcar e a raspa de limão, programe 5m/vel.5. De seguida, programe 1m/vel.1 e deite pelo buraco do copo, o sumo de limão e a agua. Retire o preparado para uma taça  e com  a colher de varas vá juntando a farinha, aos poucos, com cuidado para não perder o ar.

Tradicional: Numa taça junte as gemas, o açúcar e a raspa de limão e bata até obter um creme esbranquiçado e homogéneo. De seguida vá juntando o sumo do limão , a água e a farinha alternadamente, até estar tudo ligado. Bata as claras em castelo e junte ao preparado.
Numa taça junte as gemas, o açúcar e a raspa de limão e bata até obter um creme esbranquiçado e homogéneo. De seguida vá juntando o sumo do limão , a água e a farinha alternadamente, até estar tudo ligado. Bata as claras em castelo e junte ao preparado.








Sem comentários:

Enviar um comentário