sábado, 13 de fevereiro de 2016

Blattertorte com Compota de Morango




Cá em casa o verdadeiro Dia dos Namorados, é no 13 de Fevereiro, Dia do nosso Aniversário de Casamento. No ano passado, a surpresa que fiz ao marido, foi esta receita, Uma Blattertorte!

Comi este doce pela primeira vez, feito por uma aluna estagiaria,  lá no serviço e fiquei encantada, pois era deliciosa!

A receita é da avó e segundo a aluna é alemã. Na altura fiz uma pesquisa para tentar saber a origem desta sobremesa, mas sem grandes resultados. A característica, são as camadas finas e crocantes, a receita original, tem amêndoa (120g), como o marido, não aprecia, aromatizei com raspa de limão. Como sobrou um pouquinho de massa,  sim, tive algum receio em fazer as camadas muito finas e depois quebrarem, que fiz apenas 3 camadas. Fiz  então, umas bolachinhas recheadas com compota de morango e outras com chocolate

Fica aqui a receita, espero que apreciem tanto como nós, uma sugestão para o Dia dos Namorados, é mesmo ideal para comer a dois!!!! Decerto uma receita a repetir, mas desta vez direitinha como a original!!!!




Ingredientes para a compota de morango:
200 g de morangos congelados
6 colheres de sopa de açúcar
uma casca de limão
1 pau de canela


As compotas ou reduções de fruta, faço de modo tradicional, pois gosto de sentir os pedaços ainda inteiros,mas podem fazer também na Bimby, fica uma consistência mais de puré.


Bimby: Colocar todos os ingredientes no copo e programar 20m/Varoma/Vel.1. Quando a temperatura atingir Varoma ,substituir o copo de medida pelo cesto, para que evapore e dê mais consistência á compota. Deixar arrefecer.


Tradicional: Num tachinho, colocar todos os ingredientes e levar a lume brando. Deixar ferver, até engrossar . Ir mexendo, para não pegar, mas com cuidado, para não desfazer os morangos. Retirar do lume e deixar arrefecer.


Ingredientes para a massa
120 g de açúcar
1  ovo
250 g de farinha
200 g de manteiga
raspa de limão
açúcar em pó para polvilhar


Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Se não tiver açúcar em pó pode, Pulverizar num robot de cozinha, 50 g de açúcar, 20 seg/ Vel.9.


Bimby: Juntar todos  ingredientes no copo e programar 15 seg/Vel.6.

Tradicional: Amassar todos os ingredientes, numa taça, até formarem uma bola homogénea.

Dividir a massa em 4  partes iguais ( eu fiz apenas 3) e estender muito fina, em cima de papel vegetal, formando bolachas com 20 cm de diâmetro ( utilizei como molde, uma forma de bolo). Levar ao forno a 180º, durante cerca de 10/12 min., até ficarem ligeiramente douradas. Repetir o processo para as 4 bolachas.

Ao retirar as bolachas para arrefecer, deve-se ter muito  cuidado, pois como são muito finas quebram-se com facilidade.


Deixar arrefecer e colocar umas em cima das outras, intercalando com a compota de morango ou outro recheio a gosto.

Polvilhar com açúcar em pó.

Depois de um belo jantar a dois, convide a sua cara metade para uma ceia magnifica!!!!






2 comentários: