quarta-feira, 30 de março de 2016

Bolo de limão e mel com sementes de papoila



A Primavera chegou, a hora já mudou, mas a chuva e o frio, insistem em não ir embora, para dar lugar ao sol e ás tardes ensolaradas e quentinhas. Já tenho saudades dessas tardes, da luz, que entra pela casa dentro, dos lanches mais tardios de fim de tarde.
Pois, foi a pensar nesses lanches, que fiz este bolinho para lanchar com o meu Pai. Adoro bolo de limão , adoro sentir o crocante das sementes de papoila, mas desta vez cortei um bocadinho no açúcar ( a tentar ser um pouco mais saudável) e juntei um pouco de mel. Ficou muito bom, acompanhamos com um chá de Erva príncipe e foi-se em menos de nada.
Só tenho pena de não ter fotografado o interior, estava tão bonito!!! Conto com vocês para fazerem o bolinho e partilharem comigo o interior!!!



Ingredientes:
1 iogurte natural
4 ovos
1 limão (sumo e raspa)
1 copo* e meio de açúcar
meio copo* de oleo
2 c. de sopa de mel
3 copos* de farinha com fermento
2 c. de sobremesa de semente de papoila

* medida do copo de iogurte utilizado

Preparação: pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma, com manteiga e polvilhe com farinha.

Bimby: No copo, coloque a borboleta e junte o iogurte, o açúcar, o mel, o sumo e a raspa de limão, programe 20s/vel.5. de seguida, junte os ovos e programe 4m/vel.5, no ultimo minuto deite o óleo, pelo bucal da tampa e diminua para a vel.1. Junte a farinha e programe 10s/vel,2, de seguida junte as sementes de papoila e programe mais 10s/vel.2.

Tradicional: Numa taça, bater o iogurte, com o açúcar, o mel e o suma e a raspa de limão, até obter um creme, junte as gemas e volte a bater e por fim o òleo. Junte a farinha pouco a pouco e vá envolvendo, até ter uma massa homogénea, junte as sementes de papoila e envolva. Numa taça á parte, bata as claras em castelo e envolva no preparado anterior.

Leve ao forno, por 45m ou até fazer o teste do palito. Retire do forno e pincele, ainda quente, com mel. Desenforme e deixe arrefecer por completo.

Decoração:
Pode optar, por colocar apenas açúcar em pó, depois do bolo estar completamente frio.
Pode ainda, fazer como eu , quando levei o bolo a cozer, juntei umas rodelas de limão fininhas, assim depois de cozidas, sente-se o doce da massa e a acidez do limão.








Sem comentários:

Enviar um comentário