sábado, 26 de março de 2016

Hot Cross Buns e o desejo uma Pascoa, muito Feliz!!

Este ano, queria fazer um folar de Pascoa!!!

Pois adoro, os nossos tradicionais folares, aquele cheirinho a pão doce, o sabor da erva-doce... Enquanto navegava na net, á procura de uma receita deliciosa, eis que me deparei com este magnifico desafio da Lia, do Lenom&Vanilla e da Susana, do Basta cheio, o SweetWorld. Este desafio já vai na 3º edição, e com duas proposta maravilhosas para a Pascoa, não sei se vou conseguir fazer as duas, mas o Hot Cross Bun , já está!

Este Pão doce, de massa leveda, não é de terras Lusas (Fica para uma próxima vez), mas é também um clássico da época da Pascoa , principalmente em Inglaterra. Os antigos acreditavam que fazer estes buns, com uma cruz, no topo, na 6ºf Santa, ajudava a afastar "os espíritos maus"durante o ano, mas essencialmente é um bolo de tradição Pascoal.

Pesquisei algumas receitas , mas a que me encheu as medidas foi a da Lia, com filamentos de açafrão.
Pois bem, não utilizei os filamentos, mas aromatizei com açafrão e gengibre em pó e raspas e sumo de tangerina. A receita é um bocadinho demorada, mas vale muito a pena, é fantástico, o sabor, a textura e ainda morno com queijo creme....HUMMMMM!!!!!!!!

È uma optima sugestão para oferecerem aos vossos afilhados, tal como manda a tradição!
Uma Pascoa Feliz!!!!









Ingredientes Para os Buns: (10 porções)
500 g de farinha, mais um pouco para polvilhar
1/2 colher de chá bem cheia de sal fino
75 g de açúcar
11 g de fermento de padeiro seco (1 saqueta)
2 colheres de café de açafrão em pó
1 colher de gengibre em pó
180 ml de leite
2 ovos
Raspas de 1 Tangerina
75 g de manteiga amolecida
Óleo para untar
75 g de passas (utilizei brancas e pretas)
75 g de arandos secos

Preparação: aquecer o leite, ligeiramente e dissolva o açafrão e o gengibre, reserve (na Bimby este passo não é necessário)

Bimby :No copo coloque o leite, o açafrão, o gengibre, a manteiga e o açúcar e programe 2m/37º/vel.2. Junte o fermento e os ovos e programe 10s/vel.6. De seguida, junte a farinha, o sal e a raspa de tangerina e programe 3m/vel.espiga.

Tradicional: Numa taça, peneirar a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Bater os ovos á parte com o leite morno. Fazer um buraco no centro da mistura, juntar o leite, batido com os ovos, a manteiga e as raspas da tangerina.

Misturar tudo muito bem com as pontas dos dedos, até tudo estar bem envolvido e tiver obtido uma massa pegajosa, mas que não esteja demasiado húmida (se necessitarem podem colocar um pouco mais de farinha para secar ou juntar uma colher de sopa de água se tiver mais seca).

Colocar a massa sobre uma bancada ligeiramente polvilhada com farinha e amassar por cerca de 10 minutos, até obter uma massa sedosa e macia (este passo é muito importante, para trabalhar o gluten da farinha e o pão ficar fofo e leve).

Colocar a massa numa taça untada com o óleo, tapar com película aderente ou um pano limpo e deixar levedar por cerca de 2 horas, ou até esta ter duplicado de tamanho.

Voltar a colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada e amassar, retirando-lhe o ar. Vá juntando á massa os frutos secos e vá amassando, até estar tudo bem incorporado.

Voltar a colocar a massa na taça untada com óleo, voltar a cobrir com película aderente e deixar levedar por mais 1 hora, ou até ter duplicado de volume, num local aquecido e longe de correntes de ar ( pode ligar, por 10m, o forno a 50º, desligue e coloque a taça lá dentro).

Entretanto, untar com manteiga, uma um tabuleiro ou outra forma que mais gostar.
Depois de levedada, cortar a massa em 10 pedaços idênticos e dê-lhes forma aredondada e coloca em pares, no tabuleiro untado.

Cobrir a forma com película aderente ou com o pano limpo e deixar levedar, mais uma vez, em local aquecido, por mais 1 hora, ou até as bolinhas terem dobrado de volume.

Entretanto e quando virem que a massa está quase a tingir o ponto especificado, pré aquecer o forno a 180°C.



Ingredientes para as cruzes:25g farinha
1 colher chá de óleo
2 a 3 colheres sopa de água fria

Preparação: Misturar todos os ingredientes, por forma a obter uma pasta. Colocar num saco de pasteleiro e com um bico redondo e fininho, fazer as cruzes por cima de cada bolinha de massa.

Levar ao forno por cerca de 35 a 40 minutos, ou até estarem cozidos e douradinhos.




Ingredientes para a calda:Sumo de ½ tangerina
2 colheres sopa bem cheias de mel

Preparação: Quando os pãezinhos estiverem quase cozidos, levar o sumo da tangerina e mel ao lume e deixar ferver até obter uma consistência de xarope.
Retirar do forno e pincelar toda a superfície com o xarope.
Desenformar e arrefecer sobre uma grelha.














6 comentários:

  1. Ana,
    Muito, muito obrigada por te juntares a nós e obrigada por teres feito estes Buns tão lindos e aromáticos.
    Adorei as tuas adaptações e imagino o cheirinho bom nessa cozinha.
    O aspecto está fantástico e esse interior fofo não engana.
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lia! Eu é que agradeço o desafio! Foi delicioso e desapareceu num instante! até ao próximo,
      bjs

      Eliminar
  2. Que bonitos que ficaram, Ana! Bem fôfos e brilhantes. Belissimos e provocadores, pois dá imediata vontade de provar. :)
    Óptima participação. Obrigada!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susana pelo desafio! Adorei!!! até ao próximo, bjs

      Eliminar
  3. Ficaram lindos os teus hot cross buns e bem fofos. Realmente são muito bons, vou publicar os meus em breve, estou viciada neles ao pequeno almoço :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São de facto muito saborosos.Cá em casa não duraram mais que o dia de Páscoa, tenho que voltar a repetir. Fico a aguardar a publicação dos teus! Bjs

      Eliminar