quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Tarte Merengada de Lemon Curd




As ferias já terminaram, muito sol, muitos banhos, baterias completamente carregadas, o coração cheio de mimos dos filhotes e marido.
 É neste cenário que voltamos á cozinha. Entre o trabalho e dois bolos lindos, ainda tivemos tempo para fazer esta tarte maravilhosa. Tenho de confessar que sou fã incondicional, de tudo o que leva limão, é um fruto maravilhoso e tão versátil. Esta Tarte, já a faço á algum tempo, é tão fácil, tão deliciosa e fresca, e o cheirinho que fica na cozinha!!!!
Desta vez, o merengue foi demais, achei eu, pois tinha congeladas 6 claras e só necessitava de 4, mas tinha que descongelar todas, e assim fiz... e coloquei tudo por cima da tarte e pensei seja o que Deus quiser... quando contei a primeira fatia, surpresa, uma camada fofa, alta que se desfazia na boca, se fecha-se os olhos parecia que estava a comer nuvens fofas e depois o amargo doce do lemon curd. Magnifica, têm mesmo de experimentar! Todos cá em casa adoraram, desapareceu em menos de nada.





Preparação: Unte, uma forma de tarte, com um pouco de manteiga e forre com papel vegetal. Estenda a Massa Quebrada ( veja a receita aqui) e forre a tarteira, pique com um garfo a base da massa quebrada e reserve. Pré-aqueça o forno a 180º.

Ingredientes para o Lemon Curd:
160g de açúcar
2 limões
60g de manteiga
2 ovos

Preparação: A um, dos limões retire a casca, apenas a parte amarela e reserve. Esprema, o sumos dos dois limões e reserve.

Bimby: Coloque no copo o açúcar e a casca do limão, reservada e pulverize 20s/vel.9. De seguida, coloque a manteiga e o sumo de limão, reservado e programe 1m/vel.2. Junte os ovos e programe mais 10s/ vel4. Por fim, programe 7m/vel.2/80º.

Tradicional: Num tacho, coloque, o açúcar , as cascas e o sumo de limão, reservados. e os ovos, mexa tudo, até estar bem ligado e leve ao lume, até levantar fervura, vá mexendo durante 7/8m até ficar grossinho. retire do lume e junte a manteiga, mexa bem. Passe com a varinha mágica , para criar um creme, ou pode deixar alguns pedacinhos de limão.

Ainda quente, deite em frascos de vidro, devidamente esterilizados e deixe arrefecer, depois tape vire ao contrário e guarde no frigorífico até utilizar. Neste caso, para a tarte, deite diretamente na tarteira preparada e levei ao forno, durante 15/20m ou até a massa estar dourada. Retire do forno e deixe arrefecer.

Ingredientes para o Merengue:
6 claras
1 colher de sopa de sumo de limão
3 colheres de sopa de açúcar
uma pitada de sal

Bimby: coloque a borboleta no copo e junte todos os ingredientes, menos o açúcar, programe 7m/vel.4. quando faltar 1m para o fim, vá deitando, as colheres de açúcar pelo bucal da tampa.

Tradicional: Numa taça, junte as claras, o sumo do limão e o sal, bata em velocidade média até ficarem em castelo, vá juntando o açúcar e bata em velocidade máxima, entre cada colher, até ficar firme.

Coloque o merengue num saco de pasteleiro e vá formando os picos, até a tarte estar toda coberta. Se tiver  um maçarico queime os picos do merengue. Como ainda não adquiri esta ferramenta levei um minutos ao forno no programa de gratinar ( só a placa de cima ligada), até estarem dourados. Retire e deixe arrefecer, leve ao frio, até á hora de servir.

Uma sugestão, quando servir a tarte, polvilhe com um pouco de canela, vai ficar deliciosa!!!
Depois é só desfrutar!!!!!






2 comentários:

  1. Essa tarte é divinal! Tambem adoro limao, é tao versátil, dá para doces, salgados, bebidas, é um fruto fantástico! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. è mesmo, parece que estamos nas nuvens!!! bjs

    ResponderEliminar