sábado, 10 de dezembro de 2016

Tarte de Pão de Ló e Nata


O Natal está á porta, os dias estão fresquinhos e no fim da tarde apetece mesmo, um docinho reconfortante. Pois bem, no forno está uma deliciosa tarte quase , quase prontinha, para o lanche.
Esta receita tem sabores bem portugueses, o nosso pão de ló, fofinho e tão saboroso, e o creme do pastel de nata, bem característico e aromático, uma combinação perfeita. Esta proposta, é do blog das receitas da belinha gulosa , quando a vi não hesitei em experimentar, fiz com a massa quebrada, tal como a Isabel, mas da próxima vez que fizer acho que vou experimentar com a massa folhada, para ficar tal e qual ao pastel de nata. Aqui fica a minha versão, espero que gostem !



Ingredientes:
 Massa quebrada de compra

Ingredientes para o creme de pastel de natas:
4 dl de natas
4 gemas
100 gr de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
1/2 colher de sopa de farinha
1 colh. de café de essência de baunilha

Preparação: Pre-aqueça o forno a 180º. Prepare uma tarteira e forre com a massa, pique esta com um garfo e reserve.

Bimby: No copo, junte todos os ingredientes e programe 10s/ vel.4 e de seguida programe 6m/colher invertida/90º. Retire a casca de limão e o pau de canela, se necessário programar mais 2m/vel.4/90º. Deixe arrefecer um pouco e coloque por cima da massa, na forma.

Tradicional: Juntar todos os ingredientes, num tacho e levar ao lume até engrossar. Deixe arrefecer um pouco, retire o limão e o pau de canela e coloque por cima da massa, na forma.

 Ingredientes para o pão de ló:
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha com fermento
Raspa de limão

Bimby: No copo bem limpo, coloque a borboleta e as 4 claras, programe 5m/ vel.3.5. Reserve. Junte as gemas, a raspa de limão e o açúcar e programe 4m/vel.5. Junte a farinha  peneirada e programe mais 1m/vel.1. Junte as claras em castelo e envolva com a espátula. Deite o preparado por cima do creme.

Tradicional: Numa taça bata as gemas com o açúcar e as raspas do limão, até obter um creme homogéneo. Junte a farinha peneirada e bata apenas até estar tudo bem ligado. Noutra taça, bata as claras em castelo e junte ao preparado, envolvendo delicadamente e deite por cima do creme.

Leve ao forno, por 20/30m, até a massa estar dourada. retire, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

Sweetbeijos a todos!!!









6 comentários:

  1. Adorei ver, mas que bom aspecto, Fico muito feliz por terem gostado :). Com massa folhada fica muito bom sim, eu faço mais com massa quebrada para ficar uma massa mais segura no dia seguinte ;). beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, foi o que pensei! Eu é que tenho que agradecer pela partilha,esta tarte é mesmo deliciosa! Bjs

      Eliminar
  2. Olá boa noite, não entendi bem, será que me pode elucidar? a massa do pão de ló vai por cima do preparado da nata? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,Mila! É isso mesmo, deixa arrefecer o creme de nata e coloca a massa do Pão de ló,por cima e leva ao forno a cozer.bjs

      Eliminar