segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Bolachinhas de Limão e Baunilha



Os dias estão mais pequeninos, a chuva que teima em cair, o frio que se vai fazendo sentir, apetece mesmo um chazinho de limão com estas aromáticas bolachinhas.
 Esta receita, já a dei a muita gente, é tão fácil e dá para juntarmos, outros ingredientes a gosto. A receita original é do Livro base da Bimby, os miúdos adoram , os graúdos choram por mais. Ficam bem em bolachinhas , biscoitos redondinhos, entrançadas, basta dar largas á imaginação.




Ingredientes:
250g de farinha com fermento
100g de açúcar
100g de manteiga á temperatura ambiente
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
Raspa de 1 limão
açúcar em pó para decorar

Preparação: Pre-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro com papel vegetal.

Bimby: No copo, junte todos os ingredientes e programe 20s/vel.6.

Tradicional: Numa taça, bata o açúcar e a manteiga, de seguida junte o ovo, a essência de baunilha e a raspa de limão e volte a bater, com a batedeira ligada vá deitando a farinha aos poucos, até estar tudo envolvido.

Retire o preparado, para uma superfície enfarinhada e amasse um pouco até fica numa bolinha. Estenda a massa. com o rolo da massa e com os cortantes de várias formas, vá cortando as bolachinhas, retire o excesso de massa e passe as bolachas para o tabuleiro. Leve ao forno 8m, retire deixe arrefecer, decore com um pouco de açúcar em pó e guarde numa caixa hermética, para garantir a frescura e manterem-se estaladiças.

Dicas: 1) quando estender a massa, estenda, entre duas folhas de papel vegetal, assim é só retirar o excesso de massa e colocar diretamente no tabuleiro, as bolachinhas ficam perfeitas.
            2) se estiver calor ou a cozinha muito quente, antes de estender a massa pode coloca-la no frigorifico 15m, assim ajuda a ficar mais firme e a estender melhor.

Depois é só desfrutar!!!!




2 comentários:

  1. Acho que vou fazer no fim de semana! Este fim de semana tive um entupimento na canalização da cozinha, que só consegui resolver hoje, e acabei por não fazer nada de especial. Assim faço essas bolachinhas com os miudos para os compensar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá! deve mesmo fazer, são deliciosas! Hoje de manhã, tive um tempinho e resolvi escrever este post, mas entretanto tive que enterromper e com a pressa publiquei, sem as fotos. Sou mesmo azelha :) Agora sim está tudo em ordem! bjs

      Eliminar