quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Coroa de Reis


Hoje, celebra-se mais um Dia de Reis!
 Este dia, é festejado em alguns países, com doçaria tradicional alusiva aos Reis. Em Portugal o tradicional Bolo Rei, em Espanha ,o Roscon de Reyes, um bolo semelhante ao nosso, mas não tem frutos secos e é recheado com um creme( buttercream, natas, creme de pasteleiro) e tem algumas frutas cristalizadas a decorar.Em França, Gallete du Rois, uma tarte fechada, de massa folhada, com um recheio Frangipane (um recheio típico, com frutos secos) é também utilizado creme de chocolate ou compotas de frutas.
Estas são algumas das iguarias dos reis, mais tradicionais, no entanto juntando estes sabores, baralhando um pouco e dando largas á imaginação, podemos construir algo maravilhoso . Foi o que fiz!!!
Inspirando-me no nosso Bolo Encharcado, da região Algarvia e no Bolo Rei,  e na receita da Trança do livro base da Bimby, criei esta , Coroa de Reis. Muito o fácil e rápida de fazer, no entanto, a minha ideia inicial, era fazer com doce de gila, mas como não encontrei o que queria e o tempo também não era muito, resolvi fazer com um doce de abóbora caseiro, que tinha cá em casa, feito por uma das minhas utentes. Ficou deliciosa!!!



Ingredientes para a massa:
250ml de leite
100g de manteiga
50g de açúcar
1 saqueta de fermento seco
2 ovos
700g de farinha
1 pitada de sal
raspa de meia laranja
1 ovo para pincelar

Bimby: No copo coloque o leite, a manteiga e o açúcar e programe 2m/37º/vel.2. Junte o fermento e os ovos e programe 10s/vel.6. De seguida, junte  a farinha, o sal e a raspa da laranja e programe 3m/vel.espiga.

Tradicional: Leve o leite com a manteiga uns segundos ao microondas, apenas para a manteiga ficar levemente derretida, coloque numa taça e junte o açúcar e os ovos e bata, até estar tudo envolvido, junte o fermento e volte a bater mais uns segundos, por fim junte a raspa da laranja e o sal e vá deitando a farinha até ter um a bola formada.

Retire para uma taça, polvilhada com um pouco de farinha e deixe a massa descansar durante 20m. num sitio morno.

Ingredientes para o recheio:
150g de frutos secos a gosto
50g de sultanas
4 /5 colheres de sopa de doce de abóbora ou gila
Açúcar para polvilhar
canela para polvilhar

Na Bimby ou num robot de cozinha, triture grosseiramente os frutos secos. Deite numa taça e junte o doce, envolver,ate formar uma pasta.

Montagem: retire a bola de massa para uma superfície enfarinhada e forme um só rolo. Com a ajuda do rolo da massa, abra o rolo ( mas não estique muito) coloque o recheio e espalhe bem por toda a massa, polvilhe, gnerosamente com açúcar e canela. Enrole, a massa com o recheio de modo a fazer um rolo comprido. Depois vá torcendo a massa e dando a forma de coroa ( não estique demais a massa , se o rolo ficou muito comprido, quando fizer a coroa, pode ir entrelaçando a massa até fazer a coroa do tamanho que desejar).
 Coloque num tabuleiro com papel vegetal , pincele com ovo e açúcar humedecido*e  polvilhe com canela, leve ao forno a 50º, durante 30m ou até ter dobrado de tamanho. De seguida coloque o forno a 180º durante 20m ou até estar dourado. Retire do forno e deixe arrefecer. Depois é só degustar!!!!

Açúcar humedecido: Numa taça coloque 50g de açúcar e 5/6 gotas de água, envolva bem. Pode colocar aos montinhos ou espalhar pelo bolo.






1 comentário: