domingo, 14 de fevereiro de 2016

Angel Food Cake com Curd de Ananás e Côco



Quando vi esta receita no blog Coco e Baunilha, fiquei encantada e ficou, logo na minha lista de receitas a fazer, mas o temo passou e só agora a consegui realizar. Achei que era perfeita para a data, celebrar o Dia de Aniversário de Casamento e o Dia de São Valentim, nada melhor que um bolo dos anjos!!!

Este bolo não é nada difícil, muito pelo contrario, a única coisa que é necessário, é paciência e seguir as instruções á risca. Nem pensar, em fazer este bolo a correr, não vai correr bem de certeza, aliás como tudo o que leva claras. Eu, descongelei as minhas no dia anterior em temperatura ambiente. Para quem não sabe onde encontrar cremor tartaro (que é fundamental para a firmeza das claras), compra-se na farmácia.
Quanto á textura, é maravilhosa, super leve, acompanhada pela doçura do curd de ananás e coco, dois sabores que o marido adora!!!!



 Ingredientes para o Bolo:
12 claras de ovo, à temperatura ambiente
160g de farinha com fermento
220g de açúcar 
1  colher de café de cremor tártaro
1 colher de café de Essência de baunilha 
pitada de sal

Preparação: Pré-aqueça o forno a 150º. 

Bimby: Pulverize o açúcar 20s/vel 9, retire e reserve numa taça. Coloque  a borboleta, junte as claras, o sal, o cremor tártaro, e programe 2 m/vel.4 . programe mais 2m /vel4 e vá juntando,  pelo bocal da tampa, uma colher de cada vez de açúcar e por fim a essência de baunilha. Retire as claras batidas para uma taça.  Depois vá, adicionando pouco a pouco a farinha peneirada, envolvendo delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos de cima para baixo, muito lentamente, até estar tudo envolvido.

Tradicional: Numa taça grande, bater as claras com o sal e o cremor tártaro. Quando começarem a ficar subidas, junte o açúcar, uma colher  de cada vez, e continuar a bater na velocidade máxima até formar picos firmes, cerca de 4 minutos. Juntar a essêncis e bater mais um pouco até ficar bem misturado. Depois vá, adicionando pouco a pouco a farinha peneirada, envolvendo delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos de cima para baixo muito lentamente, até estar tudo envolvido.

Deite o preparado numa forma de buraco. Leve ao forno, a 150ºC durante cerca de 30 minutos ou até o palito sair seco. Pendurar a forma com o bolo ao contrário (base do bolo virada para baixo) no gargalo de uma garrafa e deixar arrefecer por completo. Este processo irá descolar o bolo lentamente, é muito importante que a forma e bolo estejam completamente frios. Desenformar num prato de servir, se necessário antes de desenformar, com uma espátula ou faquinha, desprenda suavemente o bolo da forma.

 Ingredientes para o Curd de Ananás e Côco:
180 g de Ananás em calda
1 ovos
75 g de açucar
75g de manteiga sem sal
100 ml de leite de coco
10 g de maisena
1 folha de gelatina

Preparação: Demolhar a gelatina em água fria.

Bimby: colocar no copo os ingredientes, escorrer muito bem o ananás, antes de colocar no copo, e misturar 20 seg /Vel 4. Programar 10min/90º/Vel 4. Juntar a gelatina, bem escorrida e  processar uns segundos na velocidade 7 e 9. Retirar e reservar no frigorífico para engrossar. 

Tradicional: Num tacho de fundo espesso, bater o ovo com o açúcar e a maisena, até obter uma mistura homogénea. Junte o ananás, bem escorrido e o leite de coco e levar ao lume médio mexendo sempre até ferver e ficar com a consistência de um creme. Juntar a manteiga e mexer bem. Por fim retirar do lume e juntar a gelatina previamente espremida, mexendo vigorosamente. De seguida colocar no liquidificador ou passar a varinha mágica de forma a obter um creme liso e uniforme. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico até usar.






6 comentários:

  1. Está lindíssimo! Dos angel food cakes mais bonitos que já vi! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Os angel cakes adoro, é um bolo que fica mesmo leve mas este chamou-me a atenção pelo curd, vou ter de experimentar :) Quando fiz com curd de limão todos adoraram mas este parece-me também delicioso não fosse eu uma fã dessa combinação de sabores :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou fã destes cremes, os Curds. Este fica mesmo bom, tens que experimentar.
      Bjs

      Eliminar
  3. Que bolo lindo ! E parece estar delicioso :9

    Não conhecia o teu cantinho , mas já estou a seguir <3

    Visita também o meu

    www.fashioncannibal.blogspot.pt

    beijinhoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Renata! ès muito bem vinda. Irei visiotar o teu, sem dúvida!
      bjs

      Eliminar