terça-feira, 24 de maio de 2016

Bolo de cenoura e chocolate


A pedido de muitas pessoas, finalmente chegou ao Sweet Lab a receita do meu bolo de cenoura. Este bolo é simplesmente, um dos meus favoritos. Quem provou ficou rendido, é delicioso!!!! A receita original foi adaptada do livro base da Bimby, claro! È um bolo que fica húmido, fofo, ideal para comer, simples ou com recheio, a qualquer hora do dia ! Fiz apenas metade da receita e utilizei uma forma 14, recheei com uma deliciosa Ganache de chocolate. Espero que gostem!







Ingredientes para a Ganache de chocolate:
200g de chocolate de culinária
200g de natas para bater

Preparação: Num tacho, coloque as natas e leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e junte o chocolate e a manteiga e mexa com uma colher de varas até estar tudo ligado. Deixe arrefecer .

Ingredientes para o Bolo:
250g de cenoura
4 ovos
90ml óleo
300g de açúcar
220g de farinha com fermento
sal qb

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma, com manteiga e polvilhada com farinha.

Bimby: No copo, coloque a borboleta, junte as claras e uma pitada de sal, programe 5m/vel.4, retire do copo e reserve. Coloque no copo a cenoura e rale 20s/vel.9. Adicione as gemas, o açúcar e o óleo, programe 3m/vel.5. junte a farinha e programe 15s/vel.2. Adicione as claras em castelo e envolva com a espátula, até estar tudo ligado.

Tradicional: Num robot de cozinha, triture a cenoura. Numa taça junte a cenoura ralada, o açúcar e o óleo e bata com a batedeira até ter um creme homogéneo. Junte a farinha e bata até estar tudo incorporado. Por fim ,Batas as claras em castelo, com a pitada de sal e junte ao preparado, envolvendo com cuidado para não perder o ar.

Leve ao forno a 180º, durante 45m ou até fazer o teste do palito e este sair seco. retire do forno deixe arrefecer por 5m e desenforme, deixando arrefecer por completo sobre uma rede.

Montagem: Corte o bolo em 3 partes iguais. Coloque a primeira no prato de servir. Num saco de pasteleiro coloque uma porção de ganache de chocolate e com um bico redondo,faça pequenos montinhos de maneira a preencher toda a superfície do bolo. Coloque a 2ª parte de bolo e volte a repetir o mesmo procedimento, por fim coloque a ultima porção, e volte a fazer montinhos com o chocolate.

Sweet beijos, para todos!!!!













Sem comentários:

Enviar um comentário