sábado, 25 de junho de 2016

Bolachinhas salgadas de Alecrim e um Paté de Atum Light


Estamos em pleno Europeu de futebol como todos estes grandes torneios, tem sido a loucura. Embora portugal tenha tido um desempenho fraquito, mas lá passou aos quartos de final. Mesmo assim sempre que Portugal joga, estamos todos unidos a torcer pela nossa selecção, os amigos juntam-se, as famílias reúnem-se em nome de Portugal.
Cá em casa não é diferente, e mais uma vez, lá nos vamos reunir com uns amigos para ver o Nosso Portugal, estamos a torcer para que o desempenho seja um bocadinho melhor! Toda a Sorte do Mundo para a nossa Selecção!!!

Estes dias de Futebol, pedem petiscos e desta vez, não fiz nada doce :) :) mas sim umas bolachinhas salgadas de alecrim para acompanhar um Paté de Atum light. Não podia deixar de vos deixar esta sugestão deliciosa, pois a receita é cá de casa e normalmente quem a faz é a minha filhota, que é especialista neste paté, que lhe foi ensinado por uma amiguinha, fomos fazendo as nossas experiências e assim chegamos a esta receita.
 As bolachinhas ficaram crocantes e muito saborosas, do tipo, comemos uma e apetece mais umas quantas, por este andar, não chegam á hora do Futebol!!!



Ingredientes para as bolachinhas:
250g de farinha de trigo integral
50g de manteiga 
2 colheres de sopa de azeite
100g de leite magro
2 colheres de chá de alecrim
1/2 colher de chá de fermento em pó
flor de sal para polvilhar

Preparação: pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro com papel vegetal.

Bimby: No copo, junte todos os ingredientes e programe 20s/vel.6 ( se a massa ficar muito colada, coloque mais uma ou duas colheres de farinha e programe mais uns segundos). Retire, faça uma bolinha e envolva em película aderente, leve ao frio, durante 15m.

Tradicional:Numa taça junte a farinha, o fermento e o alecrim e misture, faça um buraco no meio e adicione a manteiga e o azeite e bata com a batedeira até começar a estar tudo ligado. Com a batedeira ligada, vá deitando o leite, até ter uma massa homogénea e consistente. Retire, faça uma bolinha e envolva em película aderente e leve ao frio, durante 15m.

Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com o rolo da massa, deixando-a bem fininha e corte em quadradinhos, polvilhe com um pouco de flor de sal em cada bolachinha e disponha no tabuleiro, leve ao forno por 10m. Retire, deixe arrefecer por completo. Guarde numa caixa hermética.




Ingredientes para o Paté:
1 iogurte natural
1 lata de atum ao natural
6 palitos de delicioas do mar
1 colher de sopa de pickles em conserva
1 colher de sobremesa de mostarda Dijon
1 dente de alho
1 colher de sobremesa de cebolinho seco ( fica mais aromático fresco)

Preparação:Num assador de rede, deixe escorrer o iogurte, para libertar todo o soro. Escorra bem o Atum.

Bimby: No copo coloque todos os ingredientes e programe 15s/vel.9.

Tradicional: Num robot de cozinha ou com a varinha mágica, triture todos os ingredientes, até ter a consistência de uma pasta.

Retire para uma taça de servir e polvilhe com um pouco de cebolinho. Disponha as bolachinhas, numa prato á volta da taça e é só esperar que o Futebol comece!!!

Sweet beijos a todos!!!


1 comentário: