quinta-feira, 30 de abril de 2015

Bolo de Bolacha de Café



Não apreciava muito Bolo de Bolacha, experimentei varias receitas mas não ficava satisfeita, ou sabia muito a natas, ou a manteiga, muito doce...foi então que provei o bolo da Natércia, minha colega de trabalho, que é uma cozinheira de mão cheia. Maravilhoso, cremoso, um doce equilibrado com um agradável sabor a café, pedi a receita e experimentei! Ficou logo aprovadissimo, desde dessa altura fiz algumas modificações e.... Delicioso e é sempre muito apreciado!!!

Como o meu marido adora, Bolo de Bolacha resolvi fazer esta surpresa, para o nosso aniversário de casamento. Um bolinho cheio de Amor!!!!





Vou então partilhar com vocês a receita! Espero que gostem!!!!
Não costumo fazer os cremes de manteiga na Bimby, apenas no modo tradicional, desta vez utilizei bolacha maria, pois não tinha bolacha torrada, normalmente é a que utilizo, não fica tão doce. Então é assim:

Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria
250g de açúcar em pó
150g de manteiga sem sal
1 chávena e meia de café forte ( utilizei solúvel)
1 colher de sopa de licor de café

Preparação:
Faça café forte e utilize ainda bem quente, junte o licor de café e reserve.

 Tradicional: Numa taça junte o açúcar e a manteiga, adicione 4 a 5 colheres do café reservado, e vá batendo até a mistura ficar cremosa e fofa.
Num prato fundo coloque o restante café e vá passando as bolachas, rapidamente para não ficarem demasiado moles.
 Coloca-se uma primeira camada de bolachas num prato e depois barra-se com o creme, volta-se a colocar outra camada de bolachas embebidas em café e novamente o creme, e assim sucessivamente. 
Por fim cobre-se o bolo por fora e decora-se a gosto, e leve ao frigorífico até servir.

Decoração: pode utilizar bolacha ralada, raspas de chocolate... Eu decorei com raspas de chocolate e uns corações em pasta de açúcar.






2 comentários:

  1. A primeira vez que fiz bolo de bolacha detestei! Nem conseguiu conceber como é que um bolo feito praticamente só de manteiga poderia ser saboroso! Mas como havia quem dizia maravilhas deste bolo e como eu sou persistente à segunda foi de vez! Ficou uma delícia e hoje é dos bolos favoritos cá de casa! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. comigo também aconteceu o mesmo, até descobrir esta receita! cá em casa, não querem outro bolo!

    ResponderEliminar