sábado, 20 de junho de 2015

Bolo de Iogurte e Lucia-Lima



Ontem o meu filho teve a festa de fim de ano, na escola, é tradição depois do espectáculo, haver um lanche partilhado, com pais, alunos, professores e toda a comunidade de freiras que vive no Instituto. È um momento de partilha e convívio, entre todos.
Levei este bolinho, com um ar fresco, pois o calor tem sido muito. Bolo de iogurte e Lúcia-Lima, com cobertura de iogurte grego e morangos, ficou tão fofo e saboroso! 







Preparação da infusão de Lucia-Lima: Num jarro electrifico, coloque 250ml de água e ferva. Retire e num bule, coloque algumas folhas de lucia-lima e verta a agua fervida, tape e deixe arrefecer.

Ingredientes para o bolo:
1 iogurte natural
3 copos de iogurte de açúcar
1/2 copo de iogurte de óleo
1 copo de iogurte de infusão de lucia-lima 
4 ovos
3 copos de iogurte de farinha com fermento

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.

Bimby: No copo, coloque a borboleta e de seguida, o iogurte, o açúcar e os ovos, programe 4m/vel.6. Depois coloque o óleo e programe 10s/vel.4. de seguida a infusão de lucia- lima e programe mais 10s/vel.4. por fim a farinha e programe mais 20s/vel.3.

Tradicional: Numa taça coloque o açúcar e as gemas, até obter um creme esbranquiçado. Junte o iogurte e volte a bater, depois o óleo e bata mais uns segundos. De seguida junte a infusão e vá batendo até estar tudo ligado. Por fim, junte a farinha aos poucos, e vá envolvendo até estar tudo incorporado. De seguida numa taça á parte, batas as claras em castelo e junte ao preparado, envolvendo-as suavemente.

Deite o preparado na forma e leve ao forno durante 40m, ou até espetar o palito e este sair seco. Retire e deixe arrefecer. 

Ingredientes para a cobertura:
1 iogurte grego
1 lima
2 colheres de sopa de açúcar em pó
morangos para decorar

Preparação: Numa taça coloque os morangos, sem a coroa verde e passe-os por sumo de 1/2 lima. Noutra taça, coloque o iogurte e algumas gotas de sumos de lima, o açúcar e bata com uma colher de varas, até estar tudo bem ligado, se desejar mais docinho vá juntando açúcar aos poucos, até estar do seu agrado. Coloque em cima do bolo e decore com os morangos.
Depois é só desfrutar com um chá gelado da restante infusão de Lucia-Lima.





2 comentários: