sexta-feira, 10 de julho de 2015

Bolas de Berlim de Alfarroba, no forno!




Fiquei fã das bolas de Berlim de alfarroba, que comi no ano passado no Algarve, aliás, eu adoro bolas de Berlim de qualquer forma, com frio, calor, em casa na praia...
Assim que cheguei de férias, tive que experimentar, andei a pesquisar e não encontrei nenhuma receita com alfarroba, então, resolvi adaptar a receita das bolas de Berlim da Mãe Sofia, do blogue As Coisas da Mãe sofia , que não são fritas, mas no forno, a ideia de Bolas de Berlim mais saudáveis era ainda mais fascinante. A receita é um bocadinho demorada, mas vale muito a pena!!!!
Ficaram óptimas e muito fofinhas, aliás quase não sobrava nenhuma para a fotografia, apenas estas duas.
























Ingredientes para a 1ª massa
1 colher de chá de açúcar
100 gramas leite
1 pacote de fermento seco (pode utilizar um cudo de fermento de padeiro)
 55 gramas farinha

Preparação:

Bimby: No copo, juntar o açúcar, o leite e o fermento e programar 1minuto, velocidade 3, temperatura 37º. Adicionar a farinha e misturar 5 segundos na velocidade 3.  Deixar repousar, dentro do copo, 15 minutos para que a massa cresça.

Tradicional: Numa taça, misture o açucar, o leite e o fermento até obter uma massa homogénia, vá juntando aos poucos a farinha até estar tudo ligado. Deixe repousar, 15m, para que a massa cresça.

Ingredientes 2ª massa:
1,5dl de leite
500g de farinha de trigo
100g de farinha de alfarroba
1 ovo
2 gemas
100g de açúcar
80g de manteiga
raspa de meio limão
essência de baunilha
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Bimby.: Passados os 15 minutos, em que a primeira massa esteve de repouso, juntar os restantes ingredientes ao copo, 2 minutos, velocidade espiga. Deixar dentro do copo e deixe repousar, cerca de 30m.

Tradicional :Numa tigela grande, adicionar todos os ingredientes e juntar a mistura da 1ª massa. Amassar numa superfície enfarinhada até se despegar das mãos. Coloca-se a massa numa tigela e tapa-se com película aderente de deixar repousar durante 30 minutos.

Moldam-se pequenas bolas de massa e colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal. Tapam-se com um pano até dobrarem de volume. Leva-se a cozer a 190ºC, durante 15 minutos. Retiram-se e deixam-se arrefecer. Entretanto faz-se o recheio.

Ingredientes para o Recheio ( Creme de Pasteleiro)
50g de açúcar
250g de leite
25g de amido de milho
2 ovos
1 gema
1 colher de chá de essência de baunilha
1 casca de limão

Preparação:

Bimby: Coloque o leite, o açúcar e a casca do limão e programe 8m/90º/ colher invertida, retire a casca de limão e adicione os restantes ingredientes, programe 10s/vel.4 e de seguida mais 8m/90º/vel.3. Retire para uma taça e deixe arrefecer.

Tradicional: Colocam-se todos os ingredientes num tacho. Deixa-se levantar fervura, mexendo sempre e quando espessar retirar do lume, retirar a casca de limão e deixar arrefecer.

Abrem-se as bolas com uma tesoura e recheiam-se com o creme de pasteleiro e polvilha-se com açúcar em pó.




7 comentários:

  1. Devem ser muito boas! Nunca provei nada feito com alfarroba. Quando eu era miúda lembro-me da minha mãe falar imensas vezes de alfarroba e do quanto gostava disso. Nos tempos de miúda da minha mãe, cá nas ilhas, era tudo tão pobre e tão escasso e então levavam para a escola para comer muito pouca coisa. A minha mãe levava ovos e uma colega levava alfarroba, como estavam ambas fartas do respectivo lanche então trocavam! Por falar em Açores, tenho um passatempo no meu blog, não quer participar?! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. são optimas! De certo que irei visitar o seu blog!! bjs

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ola , peço desculpa a pergunta mas quando diz , primeira e segunda massa , sao duas massas diferentes , ou tem que se fazer as duas ? aguardo resposta Obrigado ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago! Sim tem que se fazer as duas massas. a 1ª é a massa mãe, vai ajudar a levedar e as bolas a crescer. depois é juntar os ingredientes da 2ª massa, ´1ª. Bom trabalho!

      Eliminar
  5. Receita experimentada, provada e aprovadíssima! Muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar