segunda-feira, 21 de março de 2016

Mil folhas com creme de ovos


No passado fim de semana, celebrou-se mais um Dia do Pai. E para o Pai guloso cá de casa, resolvi fazer Um Mil Folhas. Há muito que queria fazer esta receita, juntar creme de ovos e decorar com Fios de ovos, achei que era a combinação perfeita!

Foi uma aventura, pois decidi fazer os fios de ovos, mas...não tenho o passador de bicos. Então como fiz??? em fio, com a taça ao alto, a fazer círculos rápidos, é claro, que uns ficaram mais fios que outros, uns mais pingos, mas no final o balanço é bastante positivo. Estavam óptimos e fiquei fã, tenho mesmo que comprar o material correcto, pois não é dada difícil.

A leveza do creme, o estaladiço da massa e o crocante da amêndoa, ficou perfeito!! Espero que gostem!!!



 Ingredientes para os fios de ovos:
150 ml de água
300g de açúcar
5 gemas
1 ovo

Preparação: numa tacinha bata as gemas com o ovo e passe-as  pelo passador de rede, para remover a película que tem á volta, reserve.

Tradicional: Num tacho anti-aderente, coloque a água e o açúcar, deixe ferver até atingir o ponto pérola ( quando passa uma colher na calda , esta não escorre em fio e fica com uma gota no fim). deite um pouco das gemas em fio, fazendo circulos rápidos, deixe cozinhar um pouco e retire com um garfo ou espumadeira, deixe a escorrer em papel absorvente.Repita até terminar as gemas. No fim separe os fios com um garfo.

Dica: Se quiser os fios mais húmidos, não os escorra em papel absorvente, deite directamente num prato.
          Se a calda estiver a ficar muito espessa, pode ir juntando um pouco de água .

Ingredientes para o creme de ovos e mil folhas:
2 embalagem de massa folhada de compra
150 ml de leite
50g de açúcar
meio pacote de açúcar baunilhado ( cerca de 4 g)
1 ovo
4 gemas
Amêndoas laminadas e açúcar em pó para decorar

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º .Corte as placas em 3 iguais e disponha num tabuleiro, forrado com papel vegetal. Deixe cozer durante 10/12m. Retire do forno e deixe arrefecer.

Bimby: coloque todos os ingredientes, no copo e programe 8m/vel.4/90º. Retire e deixe arrefecer.

Tradicional: Num tachinho, coloque o leite ao lume (Não frever).  À parte, junte os restantes ingredientes e bata com uma colher de varas até obter um creme homogénio. Retire o leite do lume e vá juntando o creme, mexendo sempre, leve novamente ao lume, até engrossar. Deixe arrefecer.

Montagem: coloque num tabuleiro, a primeira tira de massa folhada e cubra generosamente com o creme de ovos, coloque a 2º tira e por cima e volte a rechear generosamente, coloque a 3º e mais um pouco de creme de ovos, disponha os fios de ovos por cima e as amêndoas laminadas. Leve novamente ao forno por 10m, a 180º, apenas na placa de cima ( gratinar), para tostar ligeiramente. Retire do forno coloque no prato de servir e deixe arrefecer.
Antes de servir, polvilhar com o açúcar em pó,




4 comentários:

  1. Que belo mil folhas, ficou com um aspeto divinal!!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tão bonito! Sabes que há uns tempos apeteceu-me tanto, tanto, tanto! E de dieta sabes como é! Mas ao fim de uns dias tive mesmo de ceder pois estava a compensar noutras coisas. É mesmo uma delícia! Passa no meu blog (http://cozinha100segredos.blogspot.pt/), tenho lá um passatempo a decorrer e gostava muito que participasses! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! já estive a ler o passatempo, só tenho medo de me comprometer e depois não ter tempo, mas vou arriscar! bjs

      Eliminar