domingo, 24 de abril de 2016

Muffins de Aveia e Chocolate


Toda a gente sabe que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. Assim sendo, tento que estes sejam mais saudáveis e igualmente deliciosos. Mas esta minha gente, não me facilita em nada, só gostam do pãozinho ou  do croissant, com manteiga. Os lanches da manhã, só querem bolachas, pão nem vê-lo, e as ideias por vezes já começam a faltar...
Enquanto organizava as minhas revistas de culinária, dei com uma receita de pão de aveia e cacau da revista "Continente Magazine", de Janeiro de 2015 , pensei logo, ficava mesmo bem, adaptar para uns muffins um bocadinho mais docinhos, e assim fiz.
Ficaram mesmo no ponto, nada massudos, ligeiramente doces e claro com o chocolate e a granola a dar um toque crocante.
 Eu adorei e o pessoal cá de casa também, apesar de terem torcido o nariz quando me perguntaram de que eram feitos, mas depois, tiveram de dar o braço a torcer, estavam mesmo bons. Receita a repetir com certeza!!!




Ingredientes para 16 muffins:
300g de farinha com fermento
200g de aveia
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 iogurtes naturais
5 colheres de sopa de mel
120g de manteiga amolecida
100g de chocolate culinaria
sal qb
 mel e granola qb, para decorar

Preparação: pre-aqueça o forno a 180º. Corte o chocolate em pedacinhos pequeninos e reserve.

Bimby: No copo coloque a aveia e programe 10s/vel. 9, deite para uma taça e junte a farinha, o bicarbonato e o sal e reserve. Limpe o copo e coloque os ovos, o mel, os iogurtes e a manteiga, programe 2m / vel,4. Programe 20s/ vel.2 e pelo bucal da tampa, vá deitando os ingredientes secos, que estavam reservados ( se for necessário programe mais uns segundos, até estar tudo ligado). Coloque por fim o chocolate e programe mais 10s/vel.3.

Tradicional: Num robot de cozinha triture a aveia e coloque numa taça. Junte a farinha, o bicarbonato e o sal e reserve. Noutra taça, bata os ovos com o mel e os iogurtes, junte a manteiga e volte a bater, até estar tudo incorporado. De seguida, vá juntando pouco a pouco, a mistura dos ingredientes secos e por fim o chocolate  e envolva bem.

Divida o preparado por várias forminhas ( pode colocar formas de papel ou então untar com um pouco de manteiga), pincele com mel e polvilhe com um pouco de granola. Leve ao forno cerca de 20m ou até estarem douradinhas. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer por completo sobre uma grelha.

Pode servir simples ou, para os mais gulosos, com uma deliciosa compota, ficam ainda mais docinhos.



4 comentários: