domingo, 8 de maio de 2016

Bolo de leite condensado e morangos


No Dia 1 de Maio, celebrou-se mais um Dia da Mãe! E cá em casa não podia deixar de haver um bolinho, claro!
Só agora consegui escrever o post, pois com as milhentas coisas que tive que fazer nestas ultimas semanas, ainda não tinha tido tempo...
Os meus dias deviam ter de 48h, começam ás 6:45, preparar pequenos almoços e os miúdos ( com ajuda do Pai cá de casa) sair ás 7:40, levar a Madalena á escola ( o Francisco fica por conta do Pai) e enfrentar o transito da A5. Chegar ao Hospital ás 9h e sair ás 16h a correr, fazer algumas compras necessárias, ir buscar a Madalena, receber o Francisco, banhos, roupa, jantar  e já são 8 da noite, pelo meio, vai-se respondendo a comentários, e-mails, coze-se bolos, preparam-se recheios, tiram-se fotografias. A seguir ao jantar, arrumar a cozinha( tarefa que todos colaboram) preparar os almoços e lanches para o dia seguinte, depois vem a tarefa mais difícil, colocar os miúdos na cama, dou beijinhos de boa noite 10 vezes, aconchego outras 10, ouço mais umas histórias, faço mais 10 advertências, que está na hora de dormir. Só depois começa a minha noite, decorar bolos, modelagens, fotos, pesquisa, um giro pelas redes sociais, mais e-mails, escrever nos Blogs  e assim termina o meu dia, lá para as 1ou 2 da manhã. E no dia seguinte, estou pronta para começar um novo dia!!!
Este é apenas o exemplo do meu dia, que decerto é muito idêntico ao de tantas Mamãs. Por isso, e sem desmérito para os Pais, as Mães são mesmo, Super Mulheres, com corações do tamanho do mundo!
E este bolinho é para todas elas, leite condensado e morangos, fazem mesmo lembrar o doce coração de Mãe!!!





Ingredientes para o bolo:
3 ovos
300g de leite condensado
150 de farinha com fermento
75g de manteiga
200g de morangos
sumo de limão qb
sal qb

Preparação: pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma de 14 cm, com manteiga e polvilhe com farinha. Corte os morangos em pedaços  ( reserve alguns inteiros para decorar) e passe-os por sumo de limão, reserve.

Bimby: Colocar a borboleta no copo, juntar as claras, com uma pitada de sal e programar 5m/vel.4, retire do copo e reserve. Retire a borboleta e no copo, coloque o açúcar e a manteiga, programe 1m/vel.5. De seguida, coloque o leite condensado e as gemas e programe 3m/vel.5. Coloque a farinha e programe mais 1m/vel.2. Deite o preparado para uma taça e junte cuidadosamente as claras em castelo reservadas.

Tradicional: Numa taça, bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme liso, junte o leite condensado e volte a bater mais um pouco. De seguida, junte as gemas e bata mais um pouco até estar tudo homogenio. Vá juntando a farinha pouco a pouco, até estar tudo ligado. Noutra taça coloque as claras e bata em castelo, depois vá envolvendo, cuidadosamente, no preparado anterior.

Deite a massa na forma, previamente untada e leve ao forno por 45m ou até o palito sair seco. Retire do forno e deixe arrefecer totalmente, sobre uma grelha.

Ingredientes para o Creamcheese:
100g de natas para bater bem frias
60g de açúcar em pó
100g de queijo creme

Bimby: No copo, coloque a borboleta e as natas, programe 2m/vel.3  e vá deitando o açúcar pelo buraco do copo. De seguida coloque o queijo creme e programe 1m/vel.3.

Tradicional: Numa taça bata as natas com o açúcar, até atingir o ponto de pico ( bem firmes), de seguida coloque o queijo creme e bata mais uns segundos até estar tudo envolvido.

 Ingredientes para o Buttercream:
250g de açúcar em pó
125g de manteiga sem sal
1 chávena de café, de leite bem quente.
1 colher de café de essência de baunilha

Bimby: No copo coloque a manteiga e a essência de baunilha, programe 2m/vel.3. de seguida programe na vel.3 e vá juntando o açúcar, até estar tudo incorporado. Mantenha na vel.3 e deite de seguida o leite, pelo bucal do copo, durante 1m.

Tradicional: Numa taça coloque a manteiga e bata com a batedeira, vá juntando o açúcar em pó aos poucos e bata em velocidade máxima até estar tudo bem ligado. Deite a essência de baunilha e de seguida, aos poucos, o leite bem quente e bata em velocidade máxima até obter uma consistência fofa e sedosa

Montagem: Corte o bolo em 3 partes. Disponha a primeira no prato de servir, coloque um pouco de buttercream, num saco de pasteleiro e faça um circulo na borda do bolo, dentro deste coloque uma porção de creamcheese e os morangos escorridos, coloque por cima a segunda parte de bolo e repita os mesmos passos, depois coloque a ultima parte. Com uma espátula, barre todo o bolo com butter cream e alise bem, para ficar direitinho. Decore a gosto, leve ao frio e retire 1h antes de servir.












Sem comentários:

Enviar um comentário