terça-feira, 24 de maio de 2016

Bolo de cenoura e chocolate


A pedido de muitas pessoas, finalmente chegou ao Sweet Lab a receita do meu bolo de cenoura. Este bolo é simplesmente, um dos meus favoritos. Quem provou ficou rendido, é delicioso!!!! A receita original foi adaptada do livro base da Bimby, claro! È um bolo que fica húmido, fofo, ideal para comer, simples ou com recheio, a qualquer hora do dia ! Fiz apenas metade da receita e utilizei uma forma 14, recheei com uma deliciosa Ganache de chocolate. Espero que gostem!







Ingredientes para a Ganache de chocolate:
200g de chocolate de culinária
200g de natas para bater

Preparação: Num tacho, coloque as natas e leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e junte o chocolate e a manteiga e mexa com uma colher de varas até estar tudo ligado. Deixe arrefecer .

Ingredientes para o Bolo:
250g de cenoura
4 ovos
90ml óleo
300g de açúcar
220g de farinha com fermento
sal qb

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma, com manteiga e polvilhada com farinha.

Bimby: No copo, coloque a borboleta, junte as claras e uma pitada de sal, programe 5m/vel.4, retire do copo e reserve. Coloque no copo a cenoura e rale 20s/vel.9. Adicione as gemas, o açúcar e o óleo, programe 3m/vel.5. junte a farinha e programe 15s/vel.2. Adicione as claras em castelo e envolva com a espátula, até estar tudo ligado.

Tradicional: Num robot de cozinha, triture a cenoura. Numa taça junte a cenoura ralada, o açúcar e o óleo e bata com a batedeira até ter um creme homogéneo. Junte a farinha e bata até estar tudo incorporado. Por fim ,Batas as claras em castelo, com a pitada de sal e junte ao preparado, envolvendo com cuidado para não perder o ar.

Leve ao forno a 180º, durante 45m ou até fazer o teste do palito e este sair seco. retire do forno deixe arrefecer por 5m e desenforme, deixando arrefecer por completo sobre uma rede.

Montagem: Corte o bolo em 3 partes iguais. Coloque a primeira no prato de servir. Num saco de pasteleiro coloque uma porção de ganache de chocolate e com um bico redondo,faça pequenos montinhos de maneira a preencher toda a superfície do bolo. Coloque a 2ª parte de bolo e volte a repetir o mesmo procedimento, por fim coloque a ultima porção, e volte a fazer montinhos com o chocolate.

Sweet beijos, para todos!!!!













sexta-feira, 20 de maio de 2016

Arroz Doce com Açafrão



Hoje trago-vos um bocadinho da minha infância, o Arroz Doce da minha Avó Pureza!
Desde miuda, que me lembro deste arroz, ela, só o fazia 1 vez por ano quando vinha a Portugal, vivia na Belgica. Quando voltou definitivamente, fazia questão de o fazer, sempre que lá íamos a casa, sabia que todos adorávamos. Quando casei, ganhou mais um fã, o meu Marido. Inúmeras vezes me deu a receita e inúmeras vezes a perdi, já não está entre nós e minguem ficou com a receita. Cá em casa, o Luis, volta e meia fala dele, foi  então que resolvi tentar reproduzir, o mais fiel possível, ficou bastante próximo, mas o Arroz Doce da Avó é o Arroz doce da Avó, não há igual, era divinal! Muito cremoso, com um leve sabor a baunilha e com a cor linda do açafrão.
È uma receita cheia de sabor, que reúne o tradicional ao exótico, cheia de memórias e muita saudade... Espero, do fundo do meu coração que gostem!!!




Ingredientes:
1L de leite (usei magro)
150g de arroz carolino
2 cascas de limão
1 pau de canela
sal qb
120g de açucar
1 saqueta de açucar baunilhado
1 colher de café de açafrão em pó
4 gemas de ovo
canela em pó para decorar

Preparação: Passe as gemas num passador de rede e reserve.

Bimby: No copo, coloque o leite, o sal, o arroz, as cascas de limão e o pau de canela e programe 15m/90º/colher invertida/vel.colher. Retire a tampa e mexa o arroz com a espátula, programe mais 20m/90º/colher invertida/vel.colher. Junte os açucares, o açafrao e as gemas, previamente desfeitas num pouco do caldo do arroz e envolva com a espátula, programe 10m/90º/colher invertida/ velocidade 1.

Tradicional: Num tacho, coloque o leite ao lume, juntamente com o sal, as cascas de limão e o pau de canela. quando começar a levantar fervura, deite o arroz, vá mexendo de vez enquando para este não pegar ao fundo. Quando o arroz estiver cozido, retire do lume e com um pouco do caldo, desfaça as gemas, junte estas ao restante arroz e envolva. Leve novamente ao lume a adicione os açucares e o açafrão e vá mexendo até este começar a engrossar. Retire do lume.

Deite o preparado numa travessa ou pirex, retire as cascas de limão e o pau de canela e deixe arrefecer, decore com canela em pó.

Sweet beijos, para todos!!!!!






terça-feira, 17 de maio de 2016

Pão de Batata Doce


Este inicio de semana começou atribulado, filho doente, noites mal dormidas e entre esta azáfama toda, resolvi fazer um pãozinho de batata doce, para o pequeno almoço. Há uns tempos alguém me falou deste pão, e para colocar a cabeça no lugar, lá fui eu para a cozinha. A receita que me serviu de inspiração, para ter noção das quantidades foi a da trança do livro base da Bimby "As receitas essenciais", a partir daqui foi só experimentar.






O pãozinho ficou delicioso, muito leve, com um ligeiro sabor adocicado, aprovadissimo!!!!
Hoje ao pequeno almoço, comi duas belas fatias com manteiga e um maravilhoso doce de Abóbora caseiro, dos Sabores da Eira.

Aproposito da Bata Doce, sabiam que o Continente, tem todos os meses, uma promoção de 4 produtos fresquissimos, os Frescos Continente . Este mês de Maio, os produtos são a Batata doce, as Cerejas, a Dourada e o Frango. No site, podem encontrar variadas dicas muito uteis sobre os produtos e sua conservação, assim como sugestões saborosas, sobre os frescos.
Cliquem nas fotos abaixo, para ficarem a saber tudo sobre alguns destes produtos e como podem tirar o maior proveito deles.

Ingredientes:
450g de batata doce já cozida e sem pele ( de preferencia ainda morna)
100g de leite magro
80g de manteiga
1 saqueta de fermento seco
2 ovos
500g de farinha de trigo integral
1 colher de café de sal
sementes de linhaça e de papoila para decorar


Preparação: pré- aqueça o forno a 180º. unte uma forma de bolo inglês com um pouco de manteiga e forre com papel vegetal.



Bimby: No copo coloque a batata doce cozida, o leite, a manteiga e programe 2m/vel.2. junte o fermento e os ovos e programe 10s/vel.6. de seguida adicione a farinha e o sal e programe 3m/ vel. espiga. Tape o copo com um pano  e deixe levedar por 30m.



Tradicional: Num robot de cozinha, coloque a batata doce, o leite e a manteiga e triture até ter um puré homogéneo. Coloque este preparado numa taça e junte os ovos e o fermento , bata por alguns segundos com a batedeira. Junte a farinha e o sal e envolva no preparado até ter uma massa uniforme. Tape a taça com um pano e deixe levedar por 30m, em local morno.


Retire o preparado para a forma, previamente preparada, decore com algumas sementes de linhaça e de papoila, ou outras a gosto e leve ao forno, a 180º, por 45/50m.. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer por completo sobre uma grelha. Depois é só desfrutar!!

Sweet beijos, para todos!!!







terça-feira, 10 de maio de 2016

Tarte de Requeijão


Têm a certeza que estamos na Primavera? A chuva lá fora é tão forte, o vento e até trovoada.
O sol, esse nem vê-lo, apareceu há uns dias, timidamente, quentinho, larguei  a roupa de inverno, calcei sandálias, para logo a seguir, ter de ir buscar os casacos, a gabardina, o chapéu de chuva e pior, as botas. Uma vez por outra, lá vai espreitando, mas teima em não ficar...
Para alegrar o pessoal cá de casa, resolvi fazer esta tarte de requeijão, bem douradinha, a fazer lembrar o sol. Adaptei uma receita da Teleculinaria, ficou muito cremosa e saborosa, aliás desapareceu que foi uma beleza! Esta é uma receita para repetir, sem duvida e é muito fácil de fazer!





Ingredientes:
1 embalagem de massa quebrada de compra
400g de requeijão Montiqueijo
150 de açúcar
2dl de natas
4 ovos
1 colher de sopa de Maisena
raspa de 1 limão
açúcar em pó e framboesa para decorar

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º. Forre uma tarteira com a massa quebrada, pique com um garfo o fundo ( para deixar passar o ar e não fazer bolhas). Deixe o requeijão a escorrer num passador de rede fina.

Bimby: No copo coloque o requeijão, o açúcar e os ovos e programe 2m/vel.4. Junte a maisena e programe 10s/vel.4.Por fim junte as natas e a raspa de limão e programe 1m/vel.4.

Tradicional: Numa taça, junte o requeijão, o açúcar e os ovos e bata bem, até obter um creme homogéneo. Junte a maisena e volte a bater mais um pouco. Por fim junte as natas e a raspa de limão e bata mais um pouco até estar tudo ligado.

Deite o preparado na tarteira e leve ao forno por 45m ou até estar douradinha. Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e decore com o açúcar em pó e framboesas.







domingo, 8 de maio de 2016

Bolo de leite condensado e morangos


No Dia 1 de Maio, celebrou-se mais um Dia da Mãe! E cá em casa não podia deixar de haver um bolinho, claro!
Só agora consegui escrever o post, pois com as milhentas coisas que tive que fazer nestas ultimas semanas, ainda não tinha tido tempo...
Os meus dias deviam ter de 48h, começam ás 6:45, preparar pequenos almoços e os miúdos ( com ajuda do Pai cá de casa) sair ás 7:40, levar a Madalena á escola ( o Francisco fica por conta do Pai) e enfrentar o transito da A5. Chegar ao Hospital ás 9h e sair ás 16h a correr, fazer algumas compras necessárias, ir buscar a Madalena, receber o Francisco, banhos, roupa, jantar  e já são 8 da noite, pelo meio, vai-se respondendo a comentários, e-mails, coze-se bolos, preparam-se recheios, tiram-se fotografias. A seguir ao jantar, arrumar a cozinha( tarefa que todos colaboram) preparar os almoços e lanches para o dia seguinte, depois vem a tarefa mais difícil, colocar os miúdos na cama, dou beijinhos de boa noite 10 vezes, aconchego outras 10, ouço mais umas histórias, faço mais 10 advertências, que está na hora de dormir. Só depois começa a minha noite, decorar bolos, modelagens, fotos, pesquisa, um giro pelas redes sociais, mais e-mails, escrever nos Blogs  e assim termina o meu dia, lá para as 1ou 2 da manhã. E no dia seguinte, estou pronta para começar um novo dia!!!
Este é apenas o exemplo do meu dia, que decerto é muito idêntico ao de tantas Mamãs. Por isso, e sem desmérito para os Pais, as Mães são mesmo, Super Mulheres, com corações do tamanho do mundo!
E este bolinho é para todas elas, leite condensado e morangos, fazem mesmo lembrar o doce coração de Mãe!!!





Ingredientes para o bolo:
3 ovos
300g de leite condensado
150 de farinha com fermento
75g de manteiga
200g de morangos
sumo de limão qb
sal qb

Preparação: pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma de 14 cm, com manteiga e polvilhe com farinha. Corte os morangos em pedaços  ( reserve alguns inteiros para decorar) e passe-os por sumo de limão, reserve.

Bimby: Colocar a borboleta no copo, juntar as claras, com uma pitada de sal e programar 5m/vel.4, retire do copo e reserve. Retire a borboleta e no copo, coloque o açúcar e a manteiga, programe 1m/vel.5. De seguida, coloque o leite condensado e as gemas e programe 3m/vel.5. Coloque a farinha e programe mais 1m/vel.2. Deite o preparado para uma taça e junte cuidadosamente as claras em castelo reservadas.

Tradicional: Numa taça, bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme liso, junte o leite condensado e volte a bater mais um pouco. De seguida, junte as gemas e bata mais um pouco até estar tudo homogenio. Vá juntando a farinha pouco a pouco, até estar tudo ligado. Noutra taça coloque as claras e bata em castelo, depois vá envolvendo, cuidadosamente, no preparado anterior.

Deite a massa na forma, previamente untada e leve ao forno por 45m ou até o palito sair seco. Retire do forno e deixe arrefecer totalmente, sobre uma grelha.

Ingredientes para o Creamcheese:
100g de natas para bater bem frias
60g de açúcar em pó
100g de queijo creme

Bimby: No copo, coloque a borboleta e as natas, programe 2m/vel.3  e vá deitando o açúcar pelo buraco do copo. De seguida coloque o queijo creme e programe 1m/vel.3.

Tradicional: Numa taça bata as natas com o açúcar, até atingir o ponto de pico ( bem firmes), de seguida coloque o queijo creme e bata mais uns segundos até estar tudo envolvido.

 Ingredientes para o Buttercream:
250g de açúcar em pó
125g de manteiga sem sal
1 chávena de café, de leite bem quente.
1 colher de café de essência de baunilha

Bimby: No copo coloque a manteiga e a essência de baunilha, programe 2m/vel.3. de seguida programe na vel.3 e vá juntando o açúcar, até estar tudo incorporado. Mantenha na vel.3 e deite de seguida o leite, pelo bucal do copo, durante 1m.

Tradicional: Numa taça coloque a manteiga e bata com a batedeira, vá juntando o açúcar em pó aos poucos e bata em velocidade máxima até estar tudo bem ligado. Deite a essência de baunilha e de seguida, aos poucos, o leite bem quente e bata em velocidade máxima até obter uma consistência fofa e sedosa

Montagem: Corte o bolo em 3 partes. Disponha a primeira no prato de servir, coloque um pouco de buttercream, num saco de pasteleiro e faça um circulo na borda do bolo, dentro deste coloque uma porção de creamcheese e os morangos escorridos, coloque por cima a segunda parte de bolo e repita os mesmos passos, depois coloque a ultima parte. Com uma espátula, barre todo o bolo com butter cream e alise bem, para ficar direitinho. Decore a gosto, leve ao frio e retire 1h antes de servir.