sexta-feira, 20 de maio de 2016

Arroz Doce com Açafrão



Hoje trago-vos um bocadinho da minha infância, o Arroz Doce da minha Avó Pureza!
Desde miuda, que me lembro deste arroz, ela, só o fazia 1 vez por ano quando vinha a Portugal, vivia na Belgica. Quando voltou definitivamente, fazia questão de o fazer, sempre que lá íamos a casa, sabia que todos adorávamos. Quando casei, ganhou mais um fã, o meu Marido. Inúmeras vezes me deu a receita e inúmeras vezes a perdi, já não está entre nós e minguem ficou com a receita. Cá em casa, o Luis, volta e meia fala dele, foi  então que resolvi tentar reproduzir, o mais fiel possível, ficou bastante próximo, mas o Arroz Doce da Avó é o Arroz doce da Avó, não há igual, era divinal! Muito cremoso, com um leve sabor a baunilha e com a cor linda do açafrão.
È uma receita cheia de sabor, que reúne o tradicional ao exótico, cheia de memórias e muita saudade... Espero, do fundo do meu coração que gostem!!!




Ingredientes:
1L de leite (usei magro)
150g de arroz carolino
2 cascas de limão
1 pau de canela
sal qb
120g de açucar
1 saqueta de açucar baunilhado
1 colher de café de açafrão em pó
4 gemas de ovo
canela em pó para decorar

Preparação: Passe as gemas num passador de rede e reserve.

Bimby: No copo, coloque o leite, o sal, o arroz, as cascas de limão e o pau de canela e programe 15m/90º/colher invertida/vel.colher. Retire a tampa e mexa o arroz com a espátula, programe mais 20m/90º/colher invertida/vel.colher. Junte os açucares, o açafrao e as gemas, previamente desfeitas num pouco do caldo do arroz e envolva com a espátula, programe 10m/90º/colher invertida/ velocidade 1.

Tradicional: Num tacho, coloque o leite ao lume, juntamente com o sal, as cascas de limão e o pau de canela. quando começar a levantar fervura, deite o arroz, vá mexendo de vez enquando para este não pegar ao fundo. Quando o arroz estiver cozido, retire do lume e com um pouco do caldo, desfaça as gemas, junte estas ao restante arroz e envolva. Leve novamente ao lume a adicione os açucares e o açafrão e vá mexendo até este começar a engrossar. Retire do lume.

Deite o preparado numa travessa ou pirex, retire as cascas de limão e o pau de canela e deixe arrefecer, decore com canela em pó.

Sweet beijos, para todos!!!!!






2 comentários:

  1. A cor deste arroz é absolutamente linda e dá logo vontade de provar, vou experimentar da próxima vez que fizer arroz doce :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar