domingo, 3 de julho de 2016

Mini Mirrow Glaze Cake de Manga



O verão chegou finalmente, apesar do vento, os dias são longos e quentes,a luz do fim de tarde é maravilhosa. Apetece comidas frescas, leves, frutadas, até mesmo nas sobremesas.
Pois foi a pensar, nesta época do ano, que me inspirei para vos trazer esta nova receita. A new wave do cake designer ou do Foodstyling, sãos estes bolos maravilhosos que fazem lembrar um espelho.
Há muito que queria fazer um, pois hoje foi o dia! Algumas horas de estudo e pesquisa e voilá, o meu Mirrow Cake, em versão mini.
Este é composto por uma base de bolo ou bolacha, eu fiz uma bolacha e de um recheio de semifrio ou cheesecake,  eu optei por fazer um semifrio de manga, por fim leva uma cobertura glaseada de aspecto brilhante. 
O resultado é absolutamente fantástico, uma sobremesa fresca, cheia de sabor, cor, linda para os olhos e maravilhosa para o palato. Não vou dizer que é fácil, tem vários passos que devem ser seguidos escrupulosamente, para que o resultado final, seja perfeito, quanto á receita do glaseado, todas as que vi, são ela por ela, portanto adaptei , pois há uma ligeira diferença entre as receitas americanas e as europeias. Quanto á decoração, esta não podia ter ficado mais bonita, com o toque tão especial das flores da Microgreens.pt .

Espero que gostem, pois eu estou completamente apaixonada!!





Ingredientes para a base de bolacha:
40g de açúcar
60g de manteiga
1 ovo
150g de farinha com fermento

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º.

Bimby: No copo junte a manteiga, o ovo e o açúcar e programe 2m/vel.3/37º. adicione a farinha e programe mais 20s/vel.3.

Tradicional: Numa taça coloque o açúcar, o ovo e a manteiga ligeiramente derretida (coloque apenas uns segundos no microondas) e bata até ter um creme homogéneo, vá misturando a farinha e envolvendo no preparado.

Estenda a massa com um rolo, entre duas folhas de papel vegetal, o suficiente para fazer cerca de 8 bolachas, mas mantenha o retangulo, ainda não é hora de cortar . Retire o papel de cima e coloque o debaixo num tabuleiro e leve ao forno, cerca de 15 a 20m. Retire e ainda quente, com o aro, corte as bolachas e mantenha estas, dentro do mesmo (utilizei um aro de 8cm e outro de 10cm), deixe arrefecer por completo.

Ingredientes para o Semifrio de Manga:
3 folhas de gelatina
água q.b. para hidratar
180g de leite condensado
2 gemas de ovos
180g de polpa de manga
130 de natas para bater bem frias
1 colher de sopa de açúcar

Preparação: Coloque a agua numa taça e mergulhe a gelatina, para esta hidratar.

Bimby: No copo coloque o leite condensado e as gemas e programe,3m/vel.3/90º. Adicione a gelatina escorrida e a polpa de manga, programe 15s/vel.5. Retire para uma taça e deixe arrefecer. Com o copo limpo, coloque a borboleta, bata as as natas e o açúcar, na vel3 até estarem bem firmes. Retire para a taça com o preparado anterior e envolva com cuidado.

Tradicional: Num tachinho, leve ao lume ,o leite condensado e as gemas, até levantar fervura, mexendo sempre. Retire do lume, junte a gelatina, bem escorrida e mexa bem com uma colher de varas, junte a polpa de manga e volte a mexer, deixe arrefecer. Numa taça coloque as natas e o açúcar e bata com a batedeira até ficarem bem firmes, junte o preparado anterior e envolva com cuidado.

Distribua o preparado pelos aros e leve ao congelador por 3 horas.

Ingredientes para o Glaseado:
150 g de açúcar
100g de glucose
75ml de agua + 20ml para hidratar
15g de gelatina em pó
100g de leite condensado
150g de chocolate branco
corante para chocolate amarelo

Preparação: Numa tacinha junte os 20ml de água e a gelatina e deixe hidratar.

Tradicional: Num tachinho, coloque o açúcar, a glucose e a restante água e deixe levantar fervura, mexendo sempre. Retire do lume, junte a gelatina e o leite condensado e mexa muito bem. Num copo fundo ou numa taça funda, coloque o chocolate branco partido aos bocadinhos pequeninos e verta o preparado, ainda quente, por cima do chocolate, deixe repousar uns minutos e com a varinha magica, triture, até estar tudo bem envolvido, junte o corante até ter a cor desejada e volte a triturar. 

Deixe a arrefecer. Com um termómetro, vá vendo a temperatura, o ponto, deverá estar á volta dos 30/33º. Caso não tenha termómetro, deve ver pela consistência, não pode estar muito liquido, nem muito espesso.
Retire os aros do frio, e desenforme. Prepare um tabuleiro, revestido com película aderente, com dois ou 3 copos virados para baixo. Coloque em cima dos copos os semifrios e deite por cima o glaseado, deixando escorrer por completo. Com uma espátula, apare os pingos e coloque no prato de servir.
decore com fruta fresca e flores, leve ao frigorífico até á hora de servir.

Sweet Beijos, para todos!!!






Receita realizada com o apoio da Microgreens









1 comentário: