terça-feira, 2 de junho de 2015

Linguas de Veado com Chocolate



Para o lanche dos meus filhos, do Dia da Criança, queria fazer algo simples, mas saboroso. Lembrei-me destes bolinho tão apreciados por todos, aqui em casa. Andei a ver nos meus livros de receita e revistas de culinária que tinha cá por casa, mas nada. Então foi para a net pesquisar, mas as que vi não me convenceram, como já estava a ficar sem tempo resolvi inspirar-me, na receita das línguas de gato da minha amiga Bimby, do livro Pastelaria e Doçaria, apenas para ter a noção das quantidades e as minhas Línguas de Veado ficaram óptimas e muito aromáticas. Rendeu cerca de 30 Línguas e acreditem foram todinhas, em menos de 1hora , os miúdos adoraram molhar no chocolate e nos confetis, foi muito divertido. Esta receita é para repetir de certeza!!!!




Aqui fica a receita:

Ingredientes:
100g de açúcar
100g de manteiga á temperatura ambiente
2 colheres de sopa de leite
2 ovos
100g de farinha ( eu usei com fermento)
raspa de limão qb
1 colher de café de essência de baunilha

Preparação: pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro com papel vegetal. 


Bimby: No copo coloque a casca de limão- coloquei 2 tiras- e programe 10s/vel.9. Depois coloque, o açúcar, a manteiga, o leite e a essência de baunilha e programe 10s/vel.2. de seguida, os ovos e programe 2m/vel.5. Por fim coloque a farinha e programe 20s/vel.2.

Tradicional: Numa taça coloque o açúcar, a manteiga o leite, a essência de baunilha e a raspa de limão, bata tudo até obter um creme homogéneo, junte os ovos e volte a bater até ter novamente um creme homogéneo, por fim vá juntando a farinha, pouco a pouco até estar toda incorporada.

Coloque a massa num saco de pasteleiro de bico largo e no tabuleiro faça um riscos de massa +/- de 8 cm, deixe estes bem espaçados, pois alargam muito. Leve ao formo por 10m aproximadamente ou até ter as bordas ligeiramente mais acastanhadas. retire do forno deixe arrefecer um pouco e coloque as línguas sobre uma rede até ficarem totalmente frias.



Ingredientes para o Molho de Chocolate:
100g de chocolate de culinária
50ml de leite
confetis da Vahiné

Coloque numa taça, o chocolate partido aos pedaços e o leite, leve ao microondas por uns segundos, retire e mexa bem, para desfazer o chocolate, se necessitar leve mais uns 5s ao microondas e sirva. Noutra taça coloque os confetis e depois é só molhar as Línguas no chocolate e passa-las pelos confetis.





Sem comentários:

Enviar um comentário