quarta-feira, 12 de abril de 2017

Bolo de Cenoura, laranja e Canela


Já algum tempo que não estava por aqui. O tempo, para variar não é muito, a causa é sempre a mesma, trabalho, casa, filhos e Os Bolos da Aninhas, que vão de vento em popa, graças a Deus, por ai não me posso queixar, mas tem-me consumido praticamente todo o tempo livre e como tal para escrever as minhas receitas, não me sobra muito tempo...alguma das milhentas coisas do meu dia tem que ficar para trás.
Aproveitando as féria da Pascoa, e algum tempinho mais livre, trago-vos uma receita cheia de sabor, um bolo de cenoura, não fosse eu fã deste bolinho, com laranja e canela, recheado com um delicioso e suave creamcheese de laranja. Foi o bolo, que fiz para o aniversário do meu Pai. Escusado, será dizer que foi em menos de nada!!!!!




Ingredientes para o bolo:
230g de cenouras
200g de farinha com fermento
130g de açúcar amarelo
130g de nozes picadas
100g de óleo
2 ovos L
raspa e sumo de 1 laranja
1 colh. de chá de canela
1 colh. de café de bicarbonato de sódio

Preparação:Pré aqueça o forno a 180º. Passe as nozes por farinha e reserve.Forre uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Peneire os ingredientes secos ( farinha, canela e Bicarbonato de sódio), reserve.

Bimby: No copo coloque as cenouras descascadas e programe 30s/vel.8. De seguida coloque a borboleta, no copo e adicione, o açúcar, os ovos e o óleo, programe 2m/vel.5. coloque a raspa da laranja e o sumo e programe mais 20s/vel.5. Retire a borboleta e coloque a massa numa taça, junte os ingredientes secos, aos poucos, envolvendo na massa, por fim junte as nozes.

Tradicional: Numa taça, junte os ovos, o açúcar e o óleo, até ter um creme homogéneo. Numa picadora eléctrica, rale as cenouras e junte ao preparado. De seguida, junte a raspa e o sumo da laranja e bata até estar tudo ligado. Junte aos poucos os ingredientes secos e vá envolvendo, no preparado, por fim adicione as nozes.

Leve ao forno, por 40m ou até o palito sair seco. Retire e deixe arrefecer.

Ingredientes para o Creamcheese de Laranja: 
100 ml de natas, 35% de gordura, bem frias
100g de queijo creme
2 colher de sopa de açúcar em pó
Raspa de 1/2 Laranja

Bimby: No copo, coloque a borboleta, as natas e o açúcar em pó, inicialmente coloque a bater na vel.2 e progressivamente vá aumentando até ao 3 ou 4 até levantarem (cuidado para não passar a manteiga), junte o creme queijo e a raspa da laranja e programe 20s/vel.3.

Tradicional: Numa taça coloque as natas e o açúcar em pó, bata com a batedeira até estarem bem consistente ( cuidado para não bater demasiado pode virar manteiga), junte o queijo creme e a raspa da laranja e volte a bater até estar tudo incorporado.

Montagem do bolo: Corte o bolo ao meio, coloque uma camada bem generosa de creamcheese e coloque o restante por cima do bolo, decore a gosto, eu tinha manga e alperces de uma mistura de frutas secas tropicais, nozes e coloquei por cima, o topo do bolo também foi realizado por mim, simples, bonito e delicioso!





Sweetbeijos a todos!!!!

2 comentários:

  1. Olá, será que podemos substituir o óleo por azeite?

    ResponderEliminar
  2. O azeite pode alterar o sabor do bolo! Mas pode experimentar e ver como fica😊bj

    ResponderEliminar