quarta-feira, 20 de abril de 2016

Bolo de iogurte com dois chocolates


Um bolinho especial, para um menino especial, o meu filhote!
A chuva não para, o bom tempo, vai espreitando muito timidamente...e o Kiko, está a entrar em desespero, quer vestir roupa de verão, ir para a casa do Algarve, para a piscina, para a praia, mas ainda vai ter muito que esperar!!!!
Então, este ano resolvi trazer um bocadinho do verão, do azul do mar e da piscina e fazer este bolo para o seu aniversário. Um bolo simples de iogurte, com recheio de chocolate preto e cobertura de chocolate branco. Sobrou muito pouco bolo e não tive tempo para fotografar o interior, que pena!!!! Espero que gostem!!!




Ingredientes para o bolo:
1 iogurte grego
3 copos de açúcar
1/2 copo de óleo
4 ovos
3 copos de farinha com fermento

*o copo é a taça do iogurte grego.

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma 18, alta, com manteiga e polvilhe com farinha( podem também optar por 2 formas 16)


Bimby: No copo, coloque a borboleta e de seguida, o iogurte, o açúcar e os ovos, programe 4m/vel.6. Depois coloque o óleo e programe 10s/vel.4. De seguida a farinha e programe mais 20s/vel.3.


Tradicional: Numa taça coloque o açúcar e as gemas, até obter um creme esbranquiçado. Junte o iogurte e volte a bater, depois o óleo e bata mais uns segundos. De seguida, junte a farinha aos poucos, e vá envolvendo até estar tudo incorporado. Numa taça á parte, batas as claras em castelo e junte ao preparado, envolvendo-as suavemente.

Deite o preparado na forma e leve ao forno durante 40m, ou até espetar o palito e este sair seco. Retire e deixe arrefecer. 

Ingredientes para a ganache de chocolate preto:
200 g de chocolate de culinária (70% cacau)
200 ml de natas para bater
50g manteiga 

Preparação : Num tacho, coloque as natas e leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e junte o chocolate e a manteiga e mexa com uma colher de varas até estar tudo ligado. Deixe arrefecer .

Ingredientes para a ganache de chocolate branco:
400 g de chocolate branco
150g de natas para bater
algumas gotas de corante alimentar azul, para chocolate

Preparação: Num tachinho, leve as natas ao lume até levantarem fervura. Retire do lume, coloque o chocolate e com uma colher de varas, mexa até estar tudo incorporado e homogéneo. Deixe arrefecer. leve ao frio cerca de 2horas.

Dica: As ganaches, eu gosto de preparar de véspera e deixo durante a noite no frio. De manhã retiro e deixo 2/3 horas á temperatura ambiente ( no tempo quente não necessita de tanto tempo), depois volto a bater uns minutos com a batedeira, antes de utilizar nos bolos.

Montagem: Corte o bolo em 3 partes iguais. Coloque a primeira no prato de servir. Num saco de pasteleiro coloque uma porção de ganache de chocolate branco e faça um circulo na extremidade e o interior, recheie com a ganache de chocolate preto, coloque a 2ª parte de bolo e volte a fazer novo circulo com o chocolate branco e coloque mais uma porção de chocolate preto, por fim coloque a ultima porção de bolo. Barre todo o bolo com uma camada fina de chocolate branco e leve ao frio por 30 m. Entretanto , divida o restante chocolate branco em duas taças e coloque o corante de modo a ter dois tons de azul.  Retire o bolo do frio e coloque uma porção de chocolate branco, de tom mais escuro, nas laterais, em baixo e o tom mais claro, em cima e no topo. Com uma espátula alise e nivele o bolo. Leve novamente ao frio e retire 2 horas antes de servir.



Sem comentários:

Enviar um comentário