terça-feira, 14 de abril de 2015

Bolo de Iogurte e Ananás!





Tinha um almoço "alancharado" em casa de uns amigos, com um grupo muito especial. A votação foi unânime e fiquei então de levar um dos meus "Bolos da Aninhas". Como o evento, não pedia um bolo decorado, decidi fazer esta receita que é muito apreciada cá por casa.


Para os amantes de Ananás, este bolo é soberbo, suave e deve ser servido, bem frio...Humm!Humm! Uma delicia!!!


Ingredientes para o Curd de Ananás:
300 g de Ananás em calda
2 ovos
150 g de açucar
150g de manteiga sem sal
60 ml de natas
10 g de maisena
1 folha de gelatina

Preparação: Demolhar a gelatina em água fria.

Bimby: colocar no copo os ingredientes, escorrer muito bem o ananás, antes de colocar no copo, e misturar 20 seg /Vel 4. Programar 10min/90º/Vel 4. Juntar a gelatina, bem escorrida e  processar uns segundos na velocidade 7 e 9. Retirar e reservar no frigorífico para engrossar. 

Tradicional: Num tacho de fundo espesso, bater o ovo com o açúcar e a maisena, até obter uma mistura homogénea. Junte o ananás, bem escorrido e as natas e levar ao lume médio mexendo sempre até ferver e espessar um pouco. Juntar a manteiga e mexer bem. Por fim retirar do lume e juntar a gelatina previamente espremida e mexendo vigorosamente. De seguida colocar no liquidificador ou passar a varinha mágica de forma a obter um creme liso e uniforme. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico até usar.


Ingredientes para a Calda de Ananás:
1/2 da lata de Calda do ananás
1 colher de sopa de açúcar

Preparação:

Bimby: Colocar todos os ingredientes no copo e programar  m /vel. Retire e deixe arrefecer.

Tradicional: Num tacho colocar a calda e o açúcar e deixar levantar fervura , mexendo sempre até espessar um pouco. Retire e deixe arrefecer.

Ingredientes para o Bolo:
4 ovos
1 iogurte de pedaços de Ananás
320 g de açúcar
220 g de farinha com fermento
60 g de óleo
Ananás para decorar e reserve a calda

Preparação: pré-aqueça o forno a 180º.

Bimby: Colocar a borboleta no copo, juntar os ovos, o açúcar e o iogurte e programar 4m /vel 4. De seguida programe 1m /vel1 e com o programa a decorrer deite o óleo. Deite a mistura para uma taça e junte a farinha, peneirada e envolva delicadamente com a vara de arames.

Tradicional: Bater as gemas com o iogurte e o açúcar, juntar a farinha, depois o óleo e finalmente as claras batidas em castelo.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, por 45 minutos ou até estar cozido (verificar com um palito) em forma untada com margarina e farinha. Desenforme e deixe arrefecer.

Decoração: Corte o bolo ao meio (em duas metades). Com a ajuda de um pincel de cozinha, pincelar abundantemente a primeira metade do bolo. De seguida coloque uma parte do curd de ananás e em cima pedacinhos de ananás. Coloque a segunda metade do bolo em cima e pincele novamente com a calda. Verta o restante do Curd, alise com a ajuda de uma espátula e decore a gosto, eu utilizei o restante ananás e um morango. Leve ao frigorífico até servir.




Sem comentários:

Enviar um comentário