quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Brownies de Chocolate com Manteiga de Amendoim




Mesmo com este calor, cá em casa, o chocolate é o ingrediente mais adorado, cá em casa, seja em tabelete, bolo, molho, bolachas... 
Para fazer uma surpresa á minha filha, que esteve uma semana fora, resolvi fazer um brownie de chocolate e juntar outro ingrediente muito apreciado, o Amendoim. 
Há muito que queria experimentar a manteiga de amendoim, desta vez ainda foi de compra, mas para a próxima vou fazer uma caseira é tão simples e muito mais saudável, depois conto tudo.
Mas voltemos aos brownies, a receita, foi inspirada na minha amiga de todas as horas, a Bimby, do livro base, com algumas adaptações, a cobertura foi seguir a minha intuição...manteiga de amendoim crocante e uma camada de chocolate preto.
Ficaram magníficos, derretem-se na boca, deliciosos!




Ingredientes para o Brownie:
100g de amendoim
2ovos
2 gemas
150g de açúcar
200g de chocolate de culinária
150g de manteiga
70 de farinha com fermento

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro quadrado, com papel vegetal.

Bimby: No copo coloque os amendoins e programe 5s/vel.6, reserve. De seguida coloque o chocolate e programe 10s/ vel.8, reserve. No copo, coloque a borboleta de seguida os ovos, as gemas, o açúcar e a manteiga, programe 5m/37º/vel.3. Coloque o chocolate e a farinha e programe 6s/vel,3, retire a borboleta e junte os amendoins, reservando alguns para utilizar na decoração e envolva com a espátula.

Tradicional: Pique os amendoins grosseiramente, numa picadora e reserve. Triture o chocolate até ficar em pó, reserve. Numa taça coloque os ovos, as gemas, o açúcar e a manteiga e bata com a batedeira em velocidade média, até obter um creme homogéneo e fofo. Coloque o chocolate e envolva até ficar tudo ligado, junte a farinha e volte a envolver até estar tudo bem ligado. Adicione os amendoins, mas reserve alguns para a decoração.

Coloque o preparado, na forma e leve ao forno por 25/30m, ou até o palito sair seco. Retire e deixe arrefecer uns minutos, desenforme e deixe que arrefeça totalmente antes de colocar a cobertura.

Ingredientes para a cobertura:
1 frasco de manteiga de amendoim com pedaços
150 g de chocolate preto 70% cacau

5 colheres de sopa de leite magro

Preparação: Numa taça, coloque o chocolate em pedaços e o leite, leve 10s ao microondas, retire e vá mexendo até o chocolate estar todo derretido, leve ao microondas mais uns 5s  e volte a mexer tudo , até obter um creme homogéneo.

Barre, generosamente, toda a superfície do brownie, com a manteiga de amendoim, de seguida deite o chocolate por cima e espalhe uniformemente, termine com alguns amendoins por cima do chocolate, leve ao frigorífico, por meia hora, para que o chocolate solidifique. 
Retire do frio, corte aos quadrados e desfrute!!!







2 comentários:

  1. Ai Aninhas! Nem imaginas o quanto gosto de brownies! A par com os cheesecakes sao as minhas sobremesas favoritas! Sou completamente apaixonada por estes quadradinhos tentadores! Ja fiz uns com manteiga de amendoim mas um pouco diferentes desses! Nao consigo resistir e em breve vou experimentar esses! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tambem fiquei rendida, são intensos e derretem-se na boca, uma tentação! tem que experimentar!!
    bj

    ResponderEliminar