terça-feira, 13 de outubro de 2015

Torta de claras com Ovos Moles




O meu marido fez anos, não queria bolo, pois acha que a idade já não é para bolos! Mas, Parabéns, sem um bolinho, para apagar as velas, não faz sentido.
 Os miúdos, não acharam graça, tinha que haver bolo, nem que fosse um cupcake. A guerra estava instalada... foi então que me lembrei da torta de claras com ovos moles, um dos doces preferidos do Luis e chegamos, finalmente a um consenso.
Uma sobremesa deliciosamente leve, um bocadinho calórica, pois os ovos moles são uma pequena bomba de açúcar, a contrastar com a leveza das claras, a fazerem lembrar nuvens, terminando com um discreto sabor a canela. Eu pessoalmente não consigo comer só uma fatia, apetece-me logo outra... enfim, depois dos parabéns, a torta desapareceu em menos de nada.





Ingredientes para a Torta de Claras:
10 claras
8 colheres de açúcar
5 gotas de sumo limão
açúcar em pó qb
canela em pó qb

Preparação:
Pré aqueça o forno a 180º. Unte um tabuleiro com manteiga e forre com papel vegetal.

Bimby: No copo coloque a borboleta, deite as claras e as gotas de limão e programe 10m/vel4. No ultimo minuto vá deitando o açúcar pelo bocal da tampa.

Tradicional: Numa taça junte as claras e as gotas de limão e bata até estarem em castelo. Depois vá juntando aos poucos o açúcar e bater até formar um pico firme.

Deite o preparado no tabuleiro e leve ao forno a 180º, durante 10m. Desligue o forno, deixe arrefecer, dentro do mesmo durante 20m. Estenda um pano limpo, polvilhado com açúcar em pó e desenforme a torta, em cima deste e deixe arrefecer por completo.

Ingredientes para os Ovos Moles:
50ml de agua
150 de açucar
6 gemas

Preparação: deite as gemas numa taça e bata um pouco com um garfo, reserve.

Bimby: Coloque no copo a água e o açucar e programe 10m/Varoma/vel.1, deixe arrefecer até aos 60º. Na taça das gemas coloque um pouco da calda, em fio de mexa depressa, para estas não cozerem. No copo insira a borboleta e programe 3m/100º/vel.1, adicione as gemas em fio, através do bocal da tampa, retire para uma taça e deixe arrefecer.

Tradicional: Num tacho coloque a água e o açúcar, e leve ao lume, mexendo sempre com uma colher de varas, até atingir o ponto pérola. retire do lume e vá juntando as gemas em fio, mexendo com a colher de varas. Leve novamente ao lume, e vá mexendo até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

Montagem: Depois da torta estar fria, espalhe uma parte dos ovos moles, sobre esta e polvilhe com canela. Com a ajuda do pano enrole a torta e leve ao frigorífico, durante 30m. Retire do pano, e coloque no prato de servir, deite por cima o restante dos ovos moles e volte a polvilhar com canela. Leve ao frio até á hora de servir, Depois é só deliciar-se!!!!






4 comentários:

  1. É excelente para aproveitar sobras de claras! Mesmo não sendo bolo o que importa é haver alguma coisa para celebrar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está com aspeto divinal!!! Conheci agora o seu blog, pelo Blogs Portugal, e adorei as suas partilhas :)
    Beijinhos
    Bruna
    http://acucarsal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Bruna. Venha visitar-nos sempre que quiser! bjs

    ResponderEliminar