quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Bolo de Limão



Tenho andado um pouco desaparecida, ás vezes não é fácil conciliar tudo, o trabalho, as encomendas dos bolinhos, como eu costumo dizer, sou Fisioterapeuta durante o dia e boleira á noite, entre estas duas, ainda tenho, a família, a casa...Ufa, só de pensar já estou cansada, o melhor é deixar fluir, porque, quem corre por gosto não cansa!!!! 
Como tal o tempo para fazer as minhas doces experiências, não tem sido muito, mas hoje, para festejar o Dia do Bolo, tinha que publicar uma receitinha!
Um bolo de limão, intenso e cheio de sabor, regado com um intenso glacé de limão! O cheirinho que fica na cozinha é magnifico!!!!!!


Ingredientes para o Bolo:
4 ovos
1 iogurte grego
3 copos* de açúcar
3 copos* de farinha
1/2 copo* de óleo
sumo e raspa de 1 limão
* O copo utilizado é o do iogurte

Preparação: Pré aqueça o forno a 180º. Unte uma forma, com manteiga e polvilhe com farinha.

Bimby;  No copo, coloque a borboleta e junte o iogurte, o açúcar, o sumo e a raspa do limão, programe 20s/vel.5. De seguida, junte os ovos e programe 4m/vel.5, no ultimo minuto, deite o óleo, pelo bucal da tampa e diminua para a vel,1. junte a farinha e programe 10s/vel.2.

Tradicional: Numa taça, bater o iogurte, com o açúcar, o sumo e a raspa de limão, juntar as gemas e voltar a bater, adicione o óleo e envolva depois junte a farinha e volte a envolver tudo, até ter uma massa homogénea. Bata as claras em castelo e envolva no preparado.

 Levar ao forno pré-aquecido +/- por 40 minutos ou até fazer o teste do palito. Desenforme o bolo e deixe arrefecer por completo.

 Ingredientes para o Glacé de limão:
 150g de açúcar em pó 
 2 colheres de sopa de sumo de limão
raspas de limão para decorar

 Preparação: Peneirar o açúcar em pó, numa tigela e deitar umas gotas de sumo de limão e mexer bem. Acrescentar sumo de limão, aos poucos, até obter a consistência firme. Deixar repousar 5 minutos.

Decoração: deite o glacé sobre o bolo e decore com as raspas de limão. Depois é só desfrutar!!!


2 comentários:

  1. Há quanto tempo! Já tinha saudades das tuas receitas! Gosto muito do teu blog! Adoro bolos com sabor a limao! Tão aromaticos e tao bons! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, és uma querida!!! Vou tentar ser mais assídua, só preciso que o dia tenha mais umas horitas :) :)

      Eliminar