quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Bolo das Carmelitas



Este bolo foi inspirado, no tradicional Bolo da Carmelitas Descalças. A receita original, reza a lenda, que traz sorte e saúde e demora 10 dias a ser realizado, a receita é passada de mão em mão, obedecendo a passos, muito rigorosos. Primeiro a realização da massa mãe, depois dividir por 4 porções, oferecer a 3 amigos e por ultimo fazer o bolo com a 4ª porção.Fica DIVINAL!!!!!



No ano passado, para o lanche partilhado da festa de Natal, da escola do meu filho, apetecia-me fazer um bolo com sabores natalícios, mas tendo em conta que é destinada a crianças, as tradicionais especiarias ou frutos secos, não me pareciam muito adequados. 

Foi então que me lembrei desta receita, a qual foi uma das sortudas, que recebeu uma das massas mãe.  Não se assustem, pois não foi necessário 10 dias para a realizar!!!! Modifiquei um pouco ao meu gosto, mas mantive o " bater á mão" e é muito fácil, rápido e ficou soberbo!!!

Primeiro foi o cheirinho que ficou cá em casa, depois, vê-lo desaparecer na escola. Decerto que é receita a repetir mais vezes!

Como tal, não podia de deixar de partilhar com vocês a receita e para o lanche deste ano já sei o que vou fazer. Espero que gostem!!!!


Ingredientes:
chávenas de farinha com fermento
1 chávena de açúcar amarelo
chávena de óleo
chávena de leite
chávena de nozes
2 ovos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de essência de baunilha
2 maçãs
Raspa de uma laranja
Sal qb
Açúcar em pó para decorar.

Preparação:
Pré-aquecer  o forno a 180º.

Na Bimby ou num robô de cozinha, coloque a casca da laranja e pique 3 toques no turbo, de seguida coloque as maçãs descasadas e as nozes, 20s/vel.9 e reserve.

Numa taça misturar todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, canela e o sal) e misturar. Numa outra taça coloque os ovos, o leite, o óleo e a baunilha e bata com uma colher de varas, até obter uma mistura homogênea. Atenção, este bolo, não deve ser batido com batedeira.
Se seguida, junte esta mistura aos secos e misture novamente com a colher de varas. Por fim, junte as maçã e as nozes picadas e bata novamente até levantar bolhas.

Nota: Para quem não tem uma Bimby, pode triturar a maçã e as nozes na picadora ou no copo misturador e colocar a raspa da laranja no preparado final.

Deite o preparado numa forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e leve ao forno a 180º, durante 40/45 m ou até espetar o palito e este sair seco.


Deixe arrefecer e decore com açúcar em pó. Depois é só degustar com um chazinho bem aromático!!!





2 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar mas nunca fiz! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A massa mãe tem que ser oferecida, como o bolo é delicioso, fiz uma adaptação!bjs

      Eliminar