sexta-feira, 1 de abril de 2016

Tarte de Chocolate e Avelã


Como foi tão tola!!!!! Estou furiosa comigo mesma!!!!
Hoje ao organizar as fotos, para colocar num disco externo, pois já são muitas e o computador já se estava a queixar, deparei-me com as fotos desta tarte maravilhosa, que fiz, no final do ano passado, para concorrer a um passatempo da pagina da Bimby, mas com o trabalho que normalmente tenho, no final do ano, com o Natal, ficou esquecida a publicação da receita, como é possível, imperdoável!!!
Ainda para mais, fui umas das felizes contempladas e recebi o magnifico livro "Bimby, Bolos e Sobremesas" e a foto saiu na revista Bimby de Novembro 20015.
Pois, aqui fica a receita, da tarte e das tartelettes, em jeito de desculpa e na tentativa de me redimir deste enorme erro . Esta receita dá para duas tartes de 22cm.
Espero que gostem!!!!!




Ingredientes para o recheio:
200 g de açúcar
200 g de avelã torrada
200 g de chocolate de culinária
200 g de natas
100g de manteiga

Preparação: reserve um pouco de avelãs e de chocolate para decorar.

Bimby: No copo, coloque o açúcar e pulverize 10s/vel.9 . Adicione a avelã e programe 5s /vel.9. Adicione o chocolate e triture mais 10s/vel.9.Por fim junte as natas e a manteiga e programe 3m/50º/vel.2. Retire e deixe arrefecer.

Tradicional: Num Robot de cozinha, triture a avelã e o chocolate, em separado e reserve. coloque um tachinho ao lume com as natas e a manteiga, quando estas levantarem fervura, coloque o açúcar e vá mexendo até estar todo derretido. De seguida coloque o chocolate e continue a mexer, até este estar todo envolvido. Por fim, retire do lume, junte a avelã e envolva tudo muito bem. Deixe arrefecer por completo.

Ingredientes para a Base :
300 g de farinha
130 g de manteiga
100 g de leite
20 g de cacau em pó
25 g de açucar
pitada de sal

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º.

Bimby: No copo ( eu não limpei o copo), colocar todos os ingredientes e programar 10s/vel.5, Baixar com a espátula o que tudo o que ficou agarrado ás paredes do copo e programar mais 10s/vel.5.

Tradicional: Numa taça, coloque a farinha, o acuçar , o chocolate em pó e a manteiga á temperatura ambiente e vá envolvendo, com a batedeira a uma velocidade baixa. Vá juntando pouco a pouco o leite. Bata até ter uma massa consistente e uniforme.

Coloque a massa, entre duas folhas de papel vegetal e estenda com o rolo da massa. Forre a tarteira(fundo e laterais), o excesso de massa que fica por fora, passe o rolo por cima das bordas da tarteira. Com estas sobras, estenda novamente a massa, faça o mesmo para as bases das tarteletes.
No fundo de cada tarte, coloque papel vegetal e grão seco ( ou perolas de ceramica) a cobrir todo o fundo, leve ao forno por 10m. Retire o grão e o papel vegetal e deixe arrefecer ligeiramente.  Coloque o creme de chocolate e avelãs e leve novamente ao forno por mais 25m. Retire e deixe arrefecer por completo.

Decoração: Na tarte grande coloquei uns montinhos de creme fraîche, raspas de chocolate,as avelãs e polvilhei com açúcar em pó. Nas tarteletes cobri com creme fraîche , raspas de chocolate e as avelãs.











2 comentários: